Buscar

O direito ao trabalho é mais importante que direito a moradia?

URGENTE

💡 2 Respostas

User badge image

Quésia Dutra

Ambos são direitos fundamentais sociais consagrados na Constituição Federal e praticamente indissociáveis. Tanto é verdade que o art. 7º, inciso IV, da Constituição Federal refere que o salário mínimo nacional deve ser capaz de atender, entre outras coisas, das necessidades vitais básicas do trabalhador e sua família relacionadas à moradia. Não há como se ponderar que um direito constitucional seja mais importante do que outro em abstrato, pois não há hierarquia entre direitos fundamentais. Apenas no caso concreto é possível fazer tal juízo de ponderação.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Após a segunda grande guerra, os direitos sociais, conhecidos como os direitos de segunda geração, foram elevados a categoria de direitos fundamentais, ocorrendo a mudança de um mundo marcado pelos Estados Liberais para um mundo onde predominam os Estados de Bem-estar Social, também conhecidos como Welfare States.

O forte surgimento de tais direitos deram ao Estado o dever de assegurar aos condições mínimas de existência digna aos cidadãos.

A constituição de 1988, principalmente por meio de seu artigo 6º, adotou tal idéia.

Nesse sentido, entendemos por não haver hierarquia entre ambos os direitos. Os dois se fazem extremamente importantes para a existência digna do homem, e são oriundos do princípio da dignidade da pessoa humana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais