Buscar

o que é defesa indireta de mérito?

Direito processual civil.

💡 4 Respostas

User badge image

filipe bezerra de souza

Nesse caso o réu admite a veracidade dos fatos afirmados pelo autor, mas alega fatos novos, impeditivos, extintivos ou modificativos do direito deste.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Na defesa direta, o réu apresenta fatos que contradizem e discordam com aqueles expostos em petição inicial.

Na defesa indireta, o réu concorda com os fatos trazidos na inicial, mas apresenta outro que lhe é impeditivo, modificativo ou extintivo, cabendo-lhe o ônus da prova destes fatos (art. 373, II, do CPC). Exemplificando, João ajuíza ação de cobrança em face de Maria, alegando que esta lhe deve R$ 1500,00. Maria concorda com a existência da dívida e com o inadimplemento, mas alega que não merece prosperar, pois se trata de dívida prescrita.

Assim agindo, o autor será intimado para se manifestar, conforme art. 350, do CPC:

"Art. 350. Se o réu alegar fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor, este será ouvido no prazo de 15 (quinze) dias, permitindo-lhe o juiz a produção de prova."

0
Dislike0
User badge image

Caroline Gobbi

defesa de mérito é indireta quando o réu, apesar de reconhecer o direito sob o qual se funda o direito do autor, alega fato modificativo, extintivo ou impeditivo deste. Nota-se que cabe ao réu o ônus probatório quando alegar fato impeditivo, modificativo ou impeditivo do direito do autor

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais