Buscar

Fundamentos da Administração

Um dos indicadores mensurados pelo MEC para reconhecer ou renovar o reconhecimento de um curso de graduação à distância diz respeito à relação entre o número de docentes (professores) e o número de vagas do curso. O critério de avaliação para a melhor situação possível, em que se atribui a maior nota para o indicador, diz que a relação entre o número de vagas previstas/implantadas e o número de docentes do curso (equivalentes 40h) é de até 130 vagas por docente.

Adaptado de http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2015/instrumento_cursos_graduacao_publicacao_agosto_2015.pdf para fins acadêmicos.

Este indicador demonstra um dos elementos do processo de organização. Assinale a opção correta quanto ao elemento:

 
A

Especialização do trabalho.

B

Cadeia de comando.

C

Amplitude de controle.

D

Departamentalização.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão, vamos analisar os conceitos de cada uma das alternativas e, então, escolher a que mais se encaixa com o exposto no texto.
Especialização do trabalho diz respeito a como as tarefas de um trabalho podem ser divididas levando em conta as habilidades de cada trabalhador.

A cadeia de comando é um conceito que se refere a forma que as autoridades e hierarquias são dispostas em uma linha formal dentro da empresa, mostrando quem está subordinado a quem e como se dá essa relação hierárquica.

Amplitude de controle se refere à quantidade de subordinados que um líder ou coordenador pode gerenciar de forma adequada e efetiva para que não haja perda de controle, excesso ou falta de acordo com as tarefas que são executadas.

Departamentalização nada mais é do que a divisão da empresa em departamentos para que seja organizada as tarefas e função de cada alçada.


O texto se refere a quantidade de vagas por professor exigidas pelo MEC. Essa exigência é feita para que o professor ensine efetivamente. Assim, vemos que o conceito que mais se encaixa no texto é a Amplitude de controle.
Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais