Buscar

medicina vetrinaria patologia sistema urinario

Um felino, macho, SRD, 6 anos de idade chega ao seu consultório apresentando dor ao urinar, pequena quantidade de urina sanguinolenta durante a micção e apatia. Ao tentar sondar esse animal, você percebe resistência e não consegue. Qual é essa síndrome? Discorra sobre sua ocorrência, fatores predisponentes, sinais clínicos, e lesões macro e microscópicas que podem ser encontradas durante a necropsia e exame histopatológico.

💡 1 Resposta

User badge image

MedVet Uninassau2014.2

A obstrução urinária em  gatos é muito comum na rotina veterinária, sendo desencadeada, principalmente, por cálculos ou tumores que impedem a eliminação da urina pela uretra. O principal sintoma que os animais com esse problema apresentam é o de procurar o local de costume das necessidades por inúmeras vezes, eliminando quantidades muitopequenas de urina ou não urinando - fazendo somente uma espécie de mimica de micção.

Devido ao grande volume de urina dentro da bexiga (sem a possibilidade de saída total ou parcial), substâncias que deveriam ser eliminadas pelo organismo ficam retiradas, podendo provocar efeitos tóxicos aos órgãos. Além de esse quadro aumentar a chancede que a urina se acumule nos rins, devido ao excesso, também pode provocar a atrofia de estruturas internas da região; dilatando a sua parede(gerando a alteração renal conhecida como hidronefrose) e acarretando o comprometimento renal e circulatório, caso a tensão na bexiga não seja resolvida.

Gatos com obstrução urinária, devido a elevação excessiva dos níveis de potássio (hipercaliemia) sanguíneos, podem ter alterações na atividade elétrica do coração (arritmias); que podem levar o animal a óbito quando não tratados. Agravantes como hipocalcemia (diminuição do cálcio no sangue), hipotermia (queda na temperatura), uremia (acúmulo de ureia no sangue), acidose (diminuição do ph sanguíneo), hipovolemia (diminuição do volume sanguíneo) e hiperfosfatemia (aumento do fosforo) podem aumentar a instabilidade do quadro – aumentando, ainda mais, as chances de morte do felino.

Cálculos ou pedras presentes em rins ou bexiga, uretra obstruída por inflamação, infecção, traumatismos e neoplasias são consideradas as principais causas obstrutivas de vias urinárias; sendo que, nos felinos, além dos motivos citados,também é notado com causador da complicação o estresse psicológico: que forma cristais na urina, podendo ocluir seu extravasamento habitual.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais