Buscar

Avaliação Discursiva 2

1

Tema: Ética

O filósofo francês Emmanuel Lévinas define ética nas seguintes palavras: “descrevo a ética, é o humano, enquanto humano. Penso que a ética não é uma invenção da raça branca, da humanidade que leu os autores gregos nas escolas e que seguiu certa evolução. O único valor absoluto é a possibilidade humana de dar, em relação a si, prioridade ao outro. Não creio que haja uma humanidade que possa recusar esse ideal, mesmo que se deva declará-lo ideal de santidade. Não digo que o homem é um santo, digo que é aquele que compreendeu que a santidade era incontestável. É o começo da filosofia, é o racional, é o inteligível”.  LÉVINAS, E. Entre nós – Ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 149-150 (adaptado).

 

O livro texto da disciplina descreve ética e moral nos seguintes termos: “As palavras ética e moral, embora usadas muitas vezes como sinônimos, possuem significados distintos. A ética trata dos princípios e valores que orientam a conduta de uma pessoa. A moral é a prática dessa conduta ética. A ética trata dos princípios e a moral da prática baseada nesses princípios.

 

Sendo assim, ética e moral não são a mesma coisa, mas estão conectadas – ética e moral são como a teoria e a prática. Por exemplo, se eu tenho um princípio ético que me orienta a dizer a verdade, minha conduta moral será mentir ou não. Contudo, nem todos levam em conta quais são os princípios éticos que determinam suas ações. Por isso, é fundamental avançar na compreensão da ética.” (Livro de Cultura Religiosa, p. 239)

Quando analisamos a ética, como aprendemos no capítulo 10 do livro da disciplina, percebemos semelhanças e diferenças entre os conceitos do livro-texto e do filósofo Lévinas. Por meio de um texto de 25 linhas, aproxime as duas definições de ética com semelhanças e diferenças na sua definição, exemplificando como podemos aplicar ambos os conceitos na vida diária. 

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais