Buscar

RECURSO CONTRA AGRAVO INTERNO

DRS. E DRAS. SOU ESTAGIÁRIO DE DIREITO CURSANDO O ULTIMO ANO DE DIREITO  E TRABALHO EM UM ESCRITÓRIO EM SBCAMPO E NESTA NOITE EU TROUXE UM GRANDE PROBLEMA PARA ESTUDAR E IMPETRAR O RECURSO CERTO CABÍBEL A QUAL NÃO TENHO CONHECIMENTO, PEÇO SUAS AJUDAS, SE POSSÍVEL, POR FAVOR! HOUVE UM AGRAVO INTERNO EM UM PROCESSO FEDERAL A QUAL O COLEGIADO ACATOU O AGRAVO E O JULGOU PROCEDENTE, CASSANDO A LIMINAR A QUAL FOI DADO REMÉDIO A CLIENTE E UMA BOMBA DE INFUSÃO PARA DIABÉTICOS, ENTÃO ESTOU EM EXTREMA DIFICULDADE PARA SABER SE O RECURSO CABÍVEL CONTRA ESTA DECISÃO DO AGRAVO INTERNO PROCEDENTE É O RECURSO ESPECIAL OU UM INONIMADO? POR FAVOR AGUARDO RESPOSTAS DRS.. E MUITO OBRIGADO. MARIO DE OLIVEIRA  

💡 2 Respostas

User badge image

Jennifer Ribeiro

não sei 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O agravo interno é recurso interposto em sede de tribunal, levando decisão monocrática do relator à apreciação pelo colegiado que integra (art. 1.021, do CPC), o que esgota os recursos cabíveis naquele tribunal, salvo eventual obscuridade, contradição, omissão ou erro material, ocasião em que podem ser opostos embargos de declaração (art. 1.022, do CPC).

Assim, deve ser analisado o caso concreto, mas tendo sido ofendida disposição constitucional, tendo havido prequestionamento e existindo repercussão geral (a ser reconhecida pelo tribunal), deve ser interposto Recurso Extraordinário (art. 102, III, "a", e §3º, da CRFB).

Repercussão geral consiste na existência de relevância da questão constitucional discutida do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico que ultrapasse os interesses subjetivos do processo (art. 1.035, § 1º, do CPC).

Sobre o prequestionamento, conforme o Curso de Direito Processual Civil (DIDIER, 2016): é a exigência de que o recurso especial ou extraordinário verse sobre matéria que tenha sido expressamente enfrentada na decisão recorrida. Significa que o RE e o REsp só podem versar sobre o que tenha sido decidido, não sendo possível inovar suscitando-se matéria (ou fundamento) que não tenha sido suscitada e apreciada na decisão recorrida.

Inexistindo prequestionamento, nos cumpre lembrar a existência do prequestionamento ficto, que é aquele realizado por meio de embargos de declaração, ainda que sejam rejeitados, nos termos do art. 1.025, do CPC:

"Art. 1.025. Consideram-se incluídos no acórdão os elementos que o embargante suscitou, para fins de pré-questionamento, ainda que os embargos de declaração sejam inadmitidos ou rejeitados, caso o tribunal superior considere existentes erro, omissão, contradição ou obscuridade."

Da mesma forma, se contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, ou se for dada a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal, bem como existência de prequestionamento (art. 104, III, da CRFB).

Isso porque já houve esgotamento das instâncias ordinárias, o que já habilita os recursos excepcionais neste requisito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais