Buscar

Como Calcular a taxa de retorno do investimento TIR?

💡 2 Respostas

User badge image

rafael lemos oliveira

Uma empresa está estudando a viabilidade de um projeto cujo investimento é de R$ 500.000,00 e seu fluxo de caixa livre projetado para os próximos 5 anos é de R$150.000,00 por ano.

Investimento

-500.000

Ano 1

150.000

Ano 2

150.000

Ano 3

150.000

Ano 4

150.000

Ano 5

150.000

Comparando a taxa de 14,25% que os títulos públicos remuneram e a TIR, você consideraria o projeto apresentado viável? porque?

Os cálculos precisam ser apresentados.

 


1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A TIR, a Taxa Interna de Retorno de um empreendimento, é uma medida relativa – expressa em percentual – que demonstra o quanto rende um projeto de investimento, considerando a mesma periodicidade dos fluxos de caixa do projeto.

A TIR é a taxa que zera o VPL e vem do inglês Internal Rate of Return – IRR. É um método de análise de investimentos e engenharia econômica muito utilizado. Porém, para entender em detalhes o que é TIR (taxa interna de retorno) é preciso ter em mente que alguns cuidados são necessários, os quais serão explicados em detalhes a seguir.

O cálculo matemático que ocorre de fato é o seguinte:

formula TIR

No qual, F significa o fluxo de caixa de cada período e o t é o período em questão.  Assim que o estamos vendo é cada fluxo de caixa ser dividido pela TIR elevada ao seu respectivo período, visto que os juros, neste caso, são compostos. E tudo isso deve ser igual a zero.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais