Buscar

QUAIS OS MÚSCULOS QUE REALIZAM INCLINAÇÃO DE TRONCO?

Pergunta relacionada a disciplina de anatomia do aparelho locomotor

💡 4 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Os músculos responsáveis pela inclinação do tronco são:

 

Na Flexão: músculo peitoral reto abdominal direito e esquerdo. músculo serratil oblíquo externo do abdome direito e esquerdo. Oblíquo interno do abdome direito e esquerdo.

 

Na Extensão: músculo peitoral e extensões lombares e torácicas do músculo eretor da espinha e quadrado lombar de ambos os lados.

 

Na Rotação: músculo peitoral e músculo oblíquo interno do abdome deste lado e o musculo oblíquo externo contralateral. Musculo serratil: iliocostal lombar, iliocostal torácico e outros músculos rotadores mais profundos.

 

Na Flexão Lateral: músculo peitoral e músculo oblíquo externo do abdome, músculo oblíquo interno do abdome e quadrado lombar do lado do movimento.

0
Dislike0
User badge image

Luccas Amorim

Esternocleidomastoide e trapézio não realizam movimentos de inclinação do tronco, Lukas.

 

Responsáveis pela inclinação do tronco são:

Flexão > MP: reto abdominal direito e esquerdo. MS: oblíquo externo do abdome direito e esquerdo. Oblíquo interno do abdome direito e esquerdo.

Extensão > MP: Extensões lombares e torácicas do m. eretor da espinha (iliocostais torácico e lombar, longuíssimo do tórax, espinhal do tórax) e quadrado lombar de ambos os lados.

Rotação > MP (Rotação para o lado de um m. oblíquo interno do abdome): m. oblíquo interno do abdome deste lado e o m. oblíquo externo contralateral. MS: iliocostal lombar, iliocostal torácico e outros músculos rotadores mais profundos - do mesmo lado do movimento.

Flexão lateral (inclinação lateral) > MP: m. oblíquo externo do abdome, m. oblíquo interno do abdome e quadrado lombar do lado do movimento.

 

O músculo esternocleidomastoide é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço, permite três ações diferentes: a rotação da cabeça para o lado contrário, a inclinação lateral, e uma leve extensão da cabeça.

 

O músculo trapézio divide-se em Trapézio Superior, Médio e Inferior, tendo cada um deles a sua origem, inserção e movimentos específicos. Trapézio Superior: tem origem no occipital e nas primeiras vértebras cervicais. Insere-se no bordo posterior da clavícula e o faz a elevação dos ombros. Trapézio Médio: tem origem nas apófises espinhosas da 7ª vértebra cervical e das primeiras dorsais, inserindo-se no bordo interno do acrômio e no bordo posterior da espinha da escápula. Faz adução da escápula e retração do ombro. Trapézio Inferior: tem origem nas apófises espinhosas das últimas vértebras dorsais e a inserção na extremidade interna da espinha da escápula. Faz a adução e depressão da escápula.

9
Dislike0
User badge image

Lukas Iohan Carvalho

Esternocleidomastoide e trapézio.

0
Dislike4
User badge image

Leonardo Rodrigues

Esternocleidomastoide e trapézio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais