Buscar

Como calcular largura mínima para faixas de transito em curvas?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Faixa de Tráfego é o espaço delimitado por onde um veículo tem condições de trafegar em condições seguras. Serve para disciplinar o fluxo de veículos em uma pista, oferecendo um espaço com largura e declividade suficiente e segura para os veículos, nela autorizados a trafegar, desenvolverem adequadamente a sua jornada.

Quando a engenharia faz o projeto de uma via rodoviária leva em consideração 2 personagens importantes:

1 - Um dos personagens é o veículo. Veículos licenciados a trafegarem pelas vias devem reunir condições tais que além de trafegarem para a sua própria segurança, ofereçam segurança para os demais usuários da via. Devem ser capazes de desenvolver determinada velocidade, uma frenagem adequada e conseguirem fazer a curva numa única manobra. Os DETRANs, órgão encarregado de licenciarem os veículos, examinam estas e outras características como a largura e a altura máximas para evitar que o veículo venha a se entalar em algum túnel ou viaduto.

2 - O outro personagem é a via. A via deve apresentar declividade (inclinação da subida e descidas), largura, curvas não muito fechadas, cruzamentos bem sinalizados e outras características como uma boa drenagem e piso antiderrapante para que os veículos possam desenvolver uma jornada confortável e segura desde o início da viagem até a chegada ao seu destino.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais