Buscar

Assinale a alternativa errada a respeito da membrana plasmática:

a.

Os fosfolipídos estão distribuídos em bicamada. Sua função é delimitar o perímetro celular.

b.

O colesterol é o responsável pela rigidez da membrana plasmática.

c.

Os carboidratos estão sempre associados aos lipídios e as proteínas.

d.

As proteínas integrais têm sua função associada principalmente ao fluxo de substância entre o LIC e o LEC.

e.

As proteínas periféricas conferem rigidez à membrana.

💡 8 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O Fosfolipídeo , também chamado de fosfatídeo,é um membro de uma grande classe de substâncias que contêm fósforo, que desempenham papéis estruturais e metabólicos importantes nas células vivas. Os fosfolipídios, com os esfingolipídios, os glicolipídios e as lipoproteínas, são chamados de lipídios complexos, diferenciando-se dos lipídios simples (gorduras e ceras) e de outros componentes celulares lipossolúveis, principalmente isoprenóides e esteróides. O termo fosfoglicérido é usado por alguns como sinônimo de fosfolipídeo e por outros para denotar um subgrupo de fosfolipídios.

Em geral, os fosfolipídios são compostos por um grupo fosfato , dois álcoois e um ou dois ácidos graxos. Em uma extremidade da molécula estão o grupo fosfato e um álcool; essa extremidade é polar, ou seja, tem uma carga elétrica e é atraída pela água (hidrofílica). A outra extremidade, que consiste nos ácidos graxos, é neutra; é hidrofóbico e insolúvel em água, mas é solúvel em gordura. Esta natureza anfipática (contendo grupos hidrofóbicos e hidrofílicos) torna os fosfolípidos importantes nas membranas; eles formam uma estrutura de duas camadas, chamada de lipídiobicamada, com a cabeça polar voltada para fora em cada superfície para interagir com a água e com as "caudas" neutras dirigidas para dentro e apontando uma para a outra. Portanto, a alternativa errada é a alternativa E.

3
Dislike0
User badge image

Shirlene Oliveira

Resp certa e a b gente
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais