Buscar

ALGUEM TEMA A RESPOSTA

1)

Na Constituição Federal Brasileira, datada de 1988, em seu Artigo 208, consta que "o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, assegurada, inclusive, sua oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria". Na LDB 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que se refere à educação de Jovens e Adultos, é CORRETO afirmar que:


Alternativas:

  • a)

    A LDB 9394/96, desresponsabiliza os municípios no que diz respeito à gratuidade do Ensino Fundamental, aos jovens que não puderam efetuar seus estudos em tempo apropriado.

  • b)

    A LDB 9394/96, estabelece que; nem sempre cabe aos sistemas de ensino, garantir a gratuidade do ensino, aos jovens e adultos que não puderam concluir os seus estudos em idade regular.

  • c)

    A LDB 9394/96, mantém a EJA como ensino privado, e assegura sua obrigatoriedade disposta na Constituição Federal, inclusive àqueles sujeitos que não tiveram acesso à escola, em idade própria aos estudos.

  • d)

    Durante o Governo Collor houve maior valorização, de políticas de alfabetização, de jovens e adultos, a partir da extinção da Fundação Educar.

  • e)

    Na LDB 9394/96, constata-se a existência de recuos significativos em relação ao texto da Constituição, no sentido de quebra da obrigação do Estado para com essa modalidade de ensino, em especial por não conseguir manter o compromisso de eliminação do analfabetismo.

2)

Considere a alternativa INCORRETA:

A Educação Formal, se caracteriza como:


Alternativas:

  • a)

    Possibilidade de ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, seguindo determinada ordem sequencial.

  • b)

    Conteúdo normatizado por Lei (Base comum nacional e parte diversificada – LDB 9394/96).

  • c)

    Componente da Educação Básica que apresenta como intuito, auxiliar na formação do indivíduo como cidadão passivo, favorecendo-lhe assim; o desenvolvimento de certas habilidades e competências ligadas a resignação no trabalho.

  • d)

    Apresenta atributos que caracterizam um trabalho pedagógico-didático, além da existência de regras e padrões comportamentais definidos previamente, acaba por obedecer uma determinada estrutura, organização, bem como um planejamento intencional.

  • e)

    Aprendizagem mais efetiva, que ao final do curso é coroada com êxito através de uma certificação, (boletim, histórico escolar, diploma), ou titulação que capacite o indivíduo a prosseguir graus mais avançados em seus estudos.

3)

Considere as afirmativas abaixo:

I)A Educação de Jovens e Adultos, caracterizada na LDB 9394/96, como uma modalidade de ensino, oportuniza as pessoas que não tiveram acesso ou continuidade aos estudos em idade própria, a sequência no Ensino Fundamental e Ensino Médio.

II)Adolescentes e adultos, inclusive da 3ª Idade, através da modalidade de ensino – EJA, têm a oportunidade de iniciar ou regressar a instituições que desenvolvem atividades ligadas a educação formal, ou seja, a escola, para dar continuidade aos seus estudos na Educação Básica.

III)Algumas instituições ligadas ao contexto da educação não formal, como por exemplo os Movimentos Sociais, também podem ofertar a Educação de Jovens e Adultos, quando voltada apenas para Alfabetização.

IV)Seguindo inclusive a legislação, alguns entendem a EJA como processo compensatório, no qual muitas vezes se desqualificam seus frequentadores, alunos trabalhadores que trazem para o ambiente da escola a marca da destituição de direitos e luta pela vida.

V)Devemos considerar a EJA, respeitando sua história indicada pelas experiências de seus organizadores e participantes. A EJA, sempre mereceu destaque, apoio, elogios, além de condecoração do governo brasileiro principalmente na década de 1960.

Após leitura e interpretação, podemos considerar como INCORRETA:


Alternativas:

  • a)

    A alternativa I e V apresenta dados incorretos.

  • b)

    A alternativa I, II, III e IV apresentam dados incorretos.

  • c)

    A alternativa II apresenta dados incorretos.

  • d)

    A alternativa III e IV apresenta dados incorretos.

  • e)

    A alternativa V apresenta dados incorretos.

4)

A elaboração das Fichas de Cultura, a partir de desenhos e fotos; no momento da alfabetização eram representadas em cartazes ou projetadas em slides, partindo sempre de situações existenciais, provocando assim, os primeiros debates. Tais Fichas eram criadas:


Alternativas:

  • a)

    pela própria comunidade.

  • b)

    pelo educador.

  • c)

    pelo Ministério da Educação.

  • d)

    por Paulo Freire.

  • e)

    Nenhuma das Anteriores.

5)

Atualmente podemos observar que, pautada em legislação; uma das principais funções da escola, centra-se em procurar a melhor forma de democratizar conhecimentos historicamente construídos pela humanidade. Nessa perspectiva, é sugerido que o trabalho dos professores seja ressignificado, bem como sua forma de organizar as atividades em Sala de Aula, para tanto é Correto afirmar que o professor deve:


Alternativas:

  • a)

    Buscar o entendimento de que alunos da EJA possuem ainda não experiências significativas que contribuem para sua aprendizagem.

  • b)

    A condição de analfabeto, quando adulto, implica em patologia tais como; déficit ou deficiência que não possibilitaram sua aprendizagem em tempo oportuno.

  • c)

    O analfabetismo deve ser entendido como expressão individual de fracasso, do aluno que não conseguiu se adequar as regras do espaço escolar.

  • d)

    Mediar o universo da oralidade com o universo da língua escrita é atividade do professor. A mediação pode se realizar através da compreensão de que a leitura da palavra escrita não deve ser descontextualizada da leitura do mundo.

  • e)

    O universo vocabular dos alunos (linguagem falada), não deve ser valorizado pelo professor, haja vista que os alunos pronunciam palavras erradas e nem sempre de fácil entendimento.

💡 4 Respostas

User badge image

Diodenis

 E

C

E

A

D

2
Dislike0
User badge image

Fábio Prates

pessoal tb preciso dessas respostas em carater de urgencia. att. Fábio Prates

0
Dislike0
User badge image

Felipe Martins Correa dos Santos

Boa noite....

Depois de muitas tentativas a minha ficou assim:

 1-E

2-C

3-D

4-A

5-D

Espero ter te ajudo.

Abç

 

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais