Buscar

De onde se origina o figado e o pâncreas

💡 2 Respostas

User badge image

Laura Kunioka

O fígado e o pâncreas começam a se formar a partir da quarta semana de gestação, o pancreas deriva da endoderme por meio do broto pancreatico e o fígado,deriva do septo transverso e também é originado da endoderme.Espero que tenha ajudado.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 Ocorre na gestação, com o avanço da gestação o bebê vai se desenvolvendo e a barriga vai crescendo E o que acontece com os órgãos durante esse período é:


O fígado, a vesícula biliar e as vias biliares originam-se do divertículo hepático da porção caudal do intestino anterior no início da quarta semana.

O divertículo hepático expande-se para o septo transverso, cresce rapidamente e forma duas porções:

A porção maior, cranial, dá origem ao primórdio do fígado.

A pequena porção caudal origina a vesícula biliar.

O pedículo do divertículo forma o ducto cístico.

O septo transverso é uma massa de mesoderma esplâncnico situado entre o coração e o intestino médio. Ele forma o mesentério ventral nessa região.

Células endodérmicas se proliferam e originam cordões entrelaçados de células hepáticas e células epiteliais de revestimento de ductos biliares e intra-hepáticos, os cordões hepáticos, primórdios dos sinusóides hepáticos.

O fígado apresenta crescimento rápido da quinta a décima semana.Ocupando uma grande porção da cavidade abdominal superior. A quantidade de sangue oxigenado que chega ao fígado pela veia umbilical determina o seu desenvolvimento e a sua segmentação funcional. Inicialmente, os lobos d ireito e esquerdo são aproximadamente do mesmo tamanho, porém o direito logo se torna maior.


O pâncreas é originado pela fusão dos brotos pancreáticos ventral e dorsal.

 O broto pancreático dorsal, que é maior e mais cranial, origina a maior parte do pâncreas e cresce entre as camadas do mesentério dorsal. O broto pancreático ventral origina o processo uncinado e parte da cabeça do pâncreas e cresce entre as camadas do mesentério ventral.

   Após a fusão dos brotos, seus ductos formam o ducto pancreático principal (formado da anastomose do ducto do broto ventral com a parte distal do ducto do broto dorsal) e o ducto pancreático acessório (formado da anastomose da parte proximal do ducto do broto dorsal).

O endoderma dos brotos pancreáticos origina o parênquima do pâncreas, onde se desenvolverão os ácinos e as ilhotas pancreáticas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais