Buscar

qual a diferença entre administração burocrática e a administração gerencial?

💡 2 Respostas

User badge image

João Gustavo

O modelo burocrático que, no mundo, vigorou do século XVIII ao século XX, representou a mudança de modelo político-júridico de confessional (adotado no modelo patrimonialista) para laico. Na burocracia, administrar consiste em cumprir procedimentos e processos e preencher formulários e modelos. Ademais, a estrutura pública de poder é integralmente voltada para o Estado, sem qualquer compromisso com o povo. No Brasil, esse modelo foi introduzido oficialmente em 1930, no 1º Governo de Getúlio Vargas.

Já o modelo gerencial, também chamado de nova gestão, surgiu em 1978, no governo britânico de Margareth Tatcher. Nele, a coisa pública e o interesse público passam a pertencer ao povo, assim como a estrutura pública de poder, que é integralmente voltada para satisfazer o povo. Em razão disso, dos serviços públicos são exigidos eficiência e qualidade.

Diferentemente do modelo burocrático, em que o povo estava a serviço do Estado, no sistema gerencial o povo passa a ser cliente do Estado. Outro ponto relevante é que administrar não significa mais a realização de processos, procedimentos, formuláris e modelos, mas sim a busca de resultados. No Brasil, esse modelo teve sua semente plantada em 1979, por meio do Programa Nacional de Desburocratização que, mais tarde, em 1994, levou à criação do Ministério Administrativo da Reforma do Estado, que elaborou as diretrizes para introduzir o gerencialismo no Brasil.

Por fim, cabe destacar que o modelo gerencial iniciou a fase da Governança Pública, consistente na modernização da administração, introduzindo o "accountability", que é o modelo sugerido pela ONU de "responsividade fiscal" (gasto público com responsabilidade), e a publicização, que é a converngência da administração privada para dentro da administração pública, como forma de ganho de eficiência e qualidade.

Se gostou da resposta, por favor, curta para me ajudar. Obrigado.

 

 

4
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A Administração Burocrática preocupa-se principalmente com os meios, com os processos. Por conta disso, estabelece uma série de normas e regulamentos, sempre por escrito, definindo o funcionamento da administração; é bastante formal; define de forma bem clara e hierarquizada a divisão de trabalho: cada participante tem um cargo específico com função bem definidas; Possui rotinas e procedimentos padronizados; completa previsibilidade do funcionamento.

Por outro lado, a Administração Gerencial é mais voltada para resultados e metas. O administrador possui mais autonomia na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros; há maior controle sobre o cumprimento das metas; menos formalidades; cidadão é visto como contribuinte de impostos e como cliente de seus serviços. Há uma busca constante por Eficiência.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais