A maior rede de estudos do Brasil

Av1 - Homem, Cultura e Sociedade

Durkheim, ao estudar a sociedade, reconheceu a importância dos vínculos que asseguram a vida em grupo, que compõem a ligação entre os homens. Para ele, os laços que unem os indivíduos nas mais diversas sociedades seriam estabelecidos pela solidariedade social.

Assinale V para verdadeiro ou F para falso:

(   ) Solidariedade social é a situação em que um grupo social vive em comunhão de sentimentos e ações compondo uma unidade sólida, firme, capaz de suportar as forças exteriores e até mesmo de se tornar mais forte frente à oposição vinda de fora.

(   ) A solidariedade social, segundo Durkheim, se daria pela consciência coletiva, já que é a responsável pela coesão entre as pessoas. A solidez dessa consciência coletiva é que mede a ligação entre os indivíduos e varia conforme o modelo de organização social de cada sociedade.

(   ) Nas sociedades de organização mais simples predominaria um tipo de solidariedade diferente daquela existente em sociedades mais complexas, já que a consciência coletiva também se compõe de forma diferente em cada realidade.

(   ) A solidariedade social divide-se em duas: a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.

A sequência correta é:


Alternativas:

  • a)

    V – V – V – V.

     
  • b)

    F – F – F – V.

  • c)

    V – V – V – F.

  • d)

    V – F – V – F.

  • e)

    F – V – V – F.

    Alternativa assinalada

1 resposta(s)

User badge image

Suzi Mello

Há mais de um mês

Todas são verdadeiras.

Todas são verdadeiras.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes