Buscar

A proteção dos direitos de personalidade aplica-se quando ?

💡 5 Respostas

User badge image

Júnior Oliveira

Dispõe o art.2º do Código Civil o início da proteção dos direitos da personalidade da pessoa natural, ao estabelecer o seguinte:

Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

Além disso, em seus artigos 11 e 12, garante que esses direitos, via de regra, não podem ser limitados voluntariamente, tampouco sofrerem ameaça ou lesão, inclusive após a morte, dispondo o seguinte:

Art. 11. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária.

Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaça, ou a lesão, a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuízo de outras sanções previstas em lei.

Parágrafo único. Em se tratando de morto, terá legitimação para requerer a medida prevista neste artigo o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto grau.

Não obstante, salvaguarda os direitos da personalidade da pessoa jurídica em seu art.52:

Art. 52. Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.

Assim, sempre que uma pessoa sofrer lesão ou ameaça de lesão a sua vida, honra, nome, corpo, imagem, integridade física ou privacidade poderá recorrer à tutela jurisdicional para proteção desses direitos.

1
Dislike0
User badge image

Rosilene Martins da Silva

Art. 52- código civil-  Aplica-se as pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.

0
Dislike0
User badge image

Uma nova história

É quando se trata da pessoa humana, ou seja,pessoa natural não patrimonial. Dignidade da pessoa humana, veja Art. 11 do Código Civil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais