Buscar

planejamento estratégico e sistemas de informação

1) O resultado da iniciativa de uma determinada organização ao fazer algo diferente e/ou melhor que seus concorrentes e, com isso, criar maior valor para os consumidores e outros grupos de interesse na empresa, isto é, stakeholders é chamada de:


Alternativas:

  • a)

    Vantagem Econômica.

  • b)

    Diferencial Competitivo.

  • c)

    Vantagem Mercadológica.

  • d)

    Vantagem competitiva.

2)

As terminologias planejamento, estratégia e objetivos estão diretamente relacionados embora haja uma concepção bastante equivocada que as tratam como sendo o mesmo conceito. Neste sentido, sobre estes termos, é correto afirmar que:

( ) As estratégias representam os fins que se quer alcançar, enquanto os objetivos é o meio para alcançar esses fins.

( ) As organizações primeiramente definem seus objetivos a médio e longo prazo. Depois definem suas estratégias, isto é, de que maneira alcançarão seus objetivos.

( ) No contexto organizacional, a definição de Estratégia está associada a como os recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo.

Analise as informações disponibilizadas acima classificando cada uma em Verdadeira (V) ou Falsa (F) e assinale a alternativa que compreende a sequencia correta:


Alternativas:

  • a)

    V – V – F.

  • b)

    F – V – V.

  • c)

    F – F – V.

  • d)

    V – F – F.

  • e)

    V – F – V.

3)

Somente o planejamento estratégico das ações de uma organização não é o suficiente para garantir que os objetivos previamente propostos sejam atingidos. É necessário o acompanhamento e controle a fim de verificar se o que está sendo executado está em concordância com os planos iniciais. Deste modo, uma ferramenta amplamente utilizada para esse fim é o Balanced Scorecard (BSC). Portanto, no que se refere a esta ferramenta, é correto afirmar que:

( ) A fim de que a utilização do BSC seja eficiente, a missão e a estratégia organizacional são desdobradas em objetivos e medidas (ou indicadores) de desempenho, que permitem alinhar as atividades dos funcionários aos objetivos estratégicos.

( ) O BSC engloba um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e operacionais de maneira integrada que permite desdobrar a estratégia em quatro perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos internos e de aprendizado e crescimento.

( ) O BSC permite o alinhamento estratégico da organização no nível de estratégia executiva e tática, ou seja, permite o alinhamento entre o planejamento gerencial e operacional.

Analise as informações disponibilizadas acima classificando cada uma em Verdadeira (V) ou Falsa (F) e assinale a alternativa que compreende a sequencia correta:


Alternativas:

  • a)

    V – V – F.

  • b)

    F – V – V.

  • c)

    F – F – V.

  • d)

    V – F – F.

  • e)

    V – F – V.

4)

Planejar estrategicamente as diretrizes e os objetivos organizacionais é de fundamental importância para que os riscos relacionados a um projeto ou empreendimento sejam minimizados e até mesmo eliminados. Dessa forma, a fim de que estes procedimentos sejam eficientes, é necessário que se conheça o ambiente onde a empresa atua ou pretende atuar. Essa ação denomina-se análise do ambiente externo e sobre essas verificações é correto afirmar que:

I - A análise do ambiente externo é a etapa inicial do processo de planejamento estratégico e tem como objetivo descobrir informações que serão usadas na segunda etapa de estabelecimento das diretrizes organizacionais e definição dos objetivos.

II - a análise do ambiente externo pode ser subdividida em análise do ambiente interno e análise do ambiente departamental. O primeiro caracteriza-se por elementos indiretos sobre os quais as organizações não têm controle. O ambiente departamental, em contrapartida, é composto por elementos que apresentam implicações controláveis pela organização.

III – As análises pertinentes ao ambiente externo da organização devem ser estruturadas a partir da verificação de componentes como fatores demográficos, econômicos, socioculturais, políticos, legais e tecnológicos.

Após a apreciação das informações acima dispostas, assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    Estão corretas as afirmações I e II.

  • b)

    Está correto somente o que se lê na afirmação III.

  • c)

    Estão corretas as afirmações I e III.

  • d)

    Está correto somente o que se lê na afirmação II.

  • e)

    Estão corretas as afirmações II e III.

5)

O pensar de forma estratégica, no sentido de se definir os meios para se alcançar determinado objetivo, certamente já ocorria antes da segunda Revolução Industrial. Porém, o pensamento estratégico de forma sistematizada, como ocorre atualmente nas organizações, passou a ocorrer somente após o aparecimento das grandes empresas e, ao longo dos anos, passou por uma substancial evolução. Dessa forma, assinale a alternativa que contempla corretamente as fases de evolução do pensamento estratégico.


Alternativas:

  • a)

    Em um primeiro momento, o pensamento estratégico tinha como foco a economia artesanal evoluindo para o pensamento baseado em recursos industriais. Atualmente, esse pensamento tem como base o capital financeiro.

  • b)

    Durante a segunda guerra mundial, o pensamento estratégico tinha como foco o planejamento militar. Atualmente esse pensamento dá ênfase ao capital financeiro e humano.

  • c)

    Em seu surgimento, o pensamento estratégico baseava-se no capital humano e militar. Posteriormente mudou seu foco para o pensamento baseado nas relações industrias e por fim, no pensamento mercadológico.

  • d)

    O pensamento estratégico evoluiu da economia industrial para o pensamento baseado em recursos e, por fim, para o pensamento com foco no capital humano e intelectual.

  • e)

    O pensamento estratégico tem seu marco inicial na Revolução France onde seu foco era as relações industriais. Atualmente, esse pensamento dá ênfase às relações mercadológicas e financeiras.

💡 2 Respostas

User badge image

Alexandre Mast

se puder inserir as alternativas talvez eu possa ajudar

0
Dislike0
User badge image

Samira Vasen

Qual é a resposta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais