Buscar

o que seria irretroatividade da lei?

💡 3 Respostas

User badge image

marisa rosa

Irretroatividade da lei significa que uma nova lei só tera vigência após a sua promugação, só podendo ser aplicada a fatos novos, portanto não podendo ser aplicada em fatos ocorridos anteriormente.

 MR. de Póa

1
Dislike0
User badge image

Gabriel Maciel

Quando falamos em "Irretroatividade" dizemos que é a qualidade de não retroagir, ou seja não ser válido para o passado. Em princípio, os atos normativos e leis integralmente, são editados para que passem a valer para o futuro, desde a data da publicação ou a partir de um período fixado, geralmente no final do seu texto.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Em regra, o ordenamento jurídico determina que a norma não poderá retroagir. A lei nova não será aplicada às situações constituídas sobre a vigência da lei revogada ou modificada. Este princípio objetiva assegurar a segurança, a certeza e a estabilidade do ordenamento jurídico.

Tal determinação é encontrada em diversos pontos do ordenamento jurídico.

"Art. 5º, inciso XXXVI, da Constituição Federal: A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”

"Art. 6º, da LINDB: A lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitando o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.” 

Tal regra, no entanto, não é absoluta. Em alguns casos a lei nova poderá retroagir. Segundo Carlos Roberto Gonçalves, "a irretroatividade das leis não possui caráter absoluto, por razões de políticas legislativas, que por sua vez podem recomendar que, em determinadas situações, a lei seja retroativa, atingindo os efeitos dos atos jurídicos praticados sob o império da norma antiga."

No caso de abolitio criminis, isto é, quando alguma conduta típica se torna atípica, a lei retroage para atingir quem incidiu no tipo penal revogado, cassando a execução e os efeitos penais de eventual sentença condenatória. É o que é chamado de retroatividade benéfica penal

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais