Buscar

Quando você está na lanchonete tomando um refrigerante num copo com canudo, o líquido sobe em direção à sua boca, em virtude de:

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

O que acontece, nesse caso, é que o ar da boca é sugado, logo, diminui a pressão da boca. O que acontece em seguida é que, o líquido passa de onde tem maior pressão para onde tem menor pressão.

Dessa forma, a pressão da boca é diminuída (quando suga o ar) e a pressão atmosférica empurra o líquido. 

A definição de pressão diz que essa grandeza é dada pela razão de uma força aplicada perpendicularmente sobre uma superfície e a área da superfície.

Alguns exemplos de situações cotidianas podem ajudar na compreensão do conceito de pressão. Para começar, podemos citar o ato de afiar facas. O objetivo de se amolar uma faca é fazer com que a área de contato da lâmina com o objeto a ser cortado seja a menor possível. Assim sendo, não será necessário aplicar uma força sobre o cabo da faca muito grande.

1
Dislike0
User badge image

Luan Souza Daudt

a pressão atmosférica da sua boca não interferir ao tomar o refrigerante.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais