Buscar

Quais as duas principais acepções da palavra Direito?

A palavra "direito" é ambígua por si mesma, e muitas vezes tem emprego metafórico. Neste sentido, quais as duas principais acepções em que o nome direito é empregado?

💡 2 Respostas

User badge image

Dayse Aviz

Direito como Norma: Trata-se da forma mais comum de aplicação da palavra direito, sendo também conhecida como direito objetivo ou norma agendi. São as regras exteriores ao homem e que a ele se dirigem e se impõem, atuando em sua vida particular e social. Na definição de Rudolf Von Ihering, “é o conjunto de normas coativamente garantidas pelo Poder Público” . Regra social obrigatória.

 Direito como Faculdade: é o poder que tem o homem de exigir garantias para a realização de seus interesses, quando estes se conformam com o interesse social. É o poder de ação assegurado pela ordem jurídica. Trata-se de uma prerrogativa de agir, uma opção, uma alternativa posta ao sujeito. Também chamado de direito subjetivo oufacultas agendi, tendo sido por Ihering definido como o interesse juridicamente protegido (Jus est facultas agendi). Compreende um sujeito, um objeto e a relação que os liga.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O Direito como norma tem o significado de lei, regra, ou seja, de conduta social obrigatória.

O Direito como faculdade exprime a idéia de reconhecimento de algum interesse protegido, cujo titular, sentindo-se ameaçado, tem o poder de garantir sua tutela, através de meios próprios ou requerendo ao Estado. 

O Direito como justo é aquele que promove a justiça. No entanto, embora teoricamente válido, pode ser contestado.

O Direito como ciência nos leva a epistemologia jurídica, que se dedica ao estudo teórico da matéria, às teses, à elaboração de princípios e conceitos.

O Direito como fato social nos leva a sociologia jurídica, que se concentra sobre as aplicações reais do Direito na sociedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais