Buscar

Sociedade e contemporaneidade Atividade Objetiva G2 2018?

Avaliação Objetiva 2

1

O surgimento e a expansão do comércio, a mecanização da agricultura e o surgimento das fábricas deslocaram o meio de sobrevivência do povo para as cidades. Em pouco tempo, a população, que antes era pouco numerosa e vivia isolada e fragmentada nas propriedades feudais, migrou para as cidades, concentrando-se no entorno dos palácios e catedrais, sedes do poder. Tornou-se, então, necessário criar formas de organização e participação dessas pessoas nas decisões sobre o seu destino coletivo das sociedades urbanas. As sociedades desenvolveram, então, organizações sociais e sistemas de participação do povo nas decisões coletivas, cuja essência baseava-se na legitimação pelo apoio da maioria.

 

 

Com as afirmações acima o autor quis dizer que:

 

Peso: 1.0

 

    Não existe relação entre as transformações políticas que acompanharam o surgimento da sociedade urbana industrial moderna e a democracia. 

 

    Que o surgimento da democracia tem origem nas transformações políticas que acompanharam o surgimento da sociedade urbana industrial moderna. 

 

    Que o surgimento da democracia tem origem nas transformações políticas que acompanharam o surgimento da sociedade urbana industrial moderna dando vasão ao poder divino. 

 

    A ditadura do proletariado é a forma mais avançada de participação popular que a humanidade já criou. 

 

    A democracia direta é a única forma de participação efetiva do povo nas decisões dos governantes. 

 


2

As organizações criadas pela sociedade ao longo da era moderna tornaram-se ineficientes, lentas, grandes e excessivamente burocráticas. A falência financeira e a corrupção são os sintomas mais visíveis de muitas delas. De fato, a democracia liberal está em crise.

Com base nessa afirmação e na leitura de nosso livro texto, é correto afirmar que:

Peso: 1.0

 

    o descrédito da população nos políticos está nas primeiras páginas dos jornais na maior parte dos países do mundo, bem como a descrença dos cidadãos em suas instituições. 

 

    as instituições encarregadas da tomada de decisões coletivas criadas pela sociedade moderna, tais como partidos, parlamentos, governos, são absolutamente eficientes. 

 

    a democracia liberal, apesar de tudo ainda, é um regime eficiente e capaz de dar conta da complexidade da vida na pós- modernidade. 

 

    os tribunais e demais órgãos estatais não sofrem crises causadas pela ineficiência e falta de credibilidade perante a sociedade. 

 

    não há um descrédito generalizado nos políticos ou mesmo nas instituições públicas. 

 


3

Na era moderna, com o surgimento do fenômeno urbano, na esteira das revoluções comercial e industrial, foram provocadas mudanças na organização dos sistemas social, econômico, político e cultural.

Com essa afirmação, o autor chama a atenção para o fato de que:

I-o sistema de produção industrial baseado na especialização do trabalho, na produção através de linhas de montagem e no uso intensivo de máquinas, então, substituiu o modo de produção feudal, desencadeando o surgimento do modo de produção capitalista e depois do socialista.

II-as revoluções comercial e industrial afetaram profundamente os valores e as crenças da então sociedade moderna, provocando uma ruptura com a sociedade feudal.

III-o surgimento e a expansão do comércio, a mecanização da agricultura e o surgimento das fábricas deslocaram o meio de sobrevivência do povo para as cidades.

Com base nas afirmações anteriores, assinale a alternativa correta.

 

Peso: 1.0

 

    Apenas a afirmação I está correta. 

 

    Apenas a afirmação II está correta. 

 

    Apenas a afirmação III está correta 

 

    Apenas as afirmações I e II estão corretas. 

 

    As afirmações I, II e III estão corretas. 

 


4

Nos regimes socialistas, os mecanismos de votação e delegação de representação são um pouco diferentes. Enquanto nos regimes de tipo liberal-democrático a votação é direta, secreta e universal, nos regimes socialistas as votações e escolhas de representantes ocorrem em assembleias, e os representantes, originalmente, eram eleitos como delegados de seu local de trabalho, ou moradia. Além dessas diferenças, sob o socialismo existe apenas um partido e há restrições às liberdades democráticas, o que não acontece nas democracias liberais. Nas democracias liberais os recursos públicos são disputados pelas forças sociais organizadas em sindicatos, grupos de pressão e partidos, dentre outras formas de associação. Nos regimes socialistas os planejadores da economia à testa do Estado são os tomadores de decisões sobre o destino dos investimentos e do gasto público.

Com as afirmações acima, o autor quis dizer que:

 

Peso: 1.0

 

    nos regimes socialistas é o povo quem decide o destino do dinheiro público. 

 

    nos regimes liberais o destino do dinheiro público é disputado na pressão dos grupos sociais organizados sobre o parlamento e o governo. 

 

    nos regimes liberais é o povo quem decide o destino do dinheiro público em grandes assembleias. 

 

    nos regimes socialistas são os representantes eleitos pelo povo em eleições livres e democráticas quem decide o destino do dinheiro público. 

 

    nos regimes liberais é o partido único, legítimo representante do povo quem decide o destino do dinheiro público. 

 


5

Podemos afirmar com base na leitura do livro texto que o mais importante, na carreira profissional, é a pessoa possuir:

I-Inteligência cognitiva capaz de dar conta na resolução dos problemas da empresa. Neste sentido, as empresas tem aplicado testes de QI capaz de recrutar bons colaboradores.

II-Inteligência emocional, que seja capaz não somente de resolver os problemas da organização onde se trabalha, como ter controle emocional sobre si mesmo.

III-Inteligência emocional, mas que não combine com aquilo que os especialistas chamam de competência ou seja CHA(Conhecimento, habilidade e atitude).

Com base nestas afirmações e na leitura do livro texto assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):

Peso: 1.0

 

    Está correta somente a afirmativa I. 

 

    Está correta somente a afirmativa II. 

 

    Está correta somente a afirmativa III. 

 

    Estão corretas somente a afirmativa I e II. 

 

    Estão corretas as afirmativas I,II e III. 

 


6

A partir do ano dos anos 2000, o Brasil viveu um período que pode ser chamado como de consenso em torno da questão social.

Com base na leitura do livro texto assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):

I-De uma maneira geral, os "pobres" no país passaram a ser atendidos diretamente por políticas públicas. Anteriormente, a maioria da população não conseguia acessar programas sociais que pudessem alavancar ganhos reais e sociais que proporcionassem, por exemplo, a saída da miséria. Assim, não há mais pobreza e miséria no Brasil.

II-Com os resultados desses programas, a própria ONU passou a estudar o caso brasileiro em uma política pública arrojada de transferência de renda que colaborava objetivamente com os necessitados. A principal política pública brasileira reconhecida e premiada por diversos países que ajudou a combater a fome e a misériano Brasil ficou conhecida como Bolsa Família.

III-Houve uma certa diminuição da  fome e da pobreza nas diferentes regiões do Brasil.

IV-Com o PROUNI, como uma importante política pública, todos os agricultores sem terra do pais tiveram a reforma agrária efetivada.

Peso: 1.0

 

    Está correta somente a afirmativa I. 

 

    Está correta somente a afirmativa II. 

 

    Está correta somente a afirmativa II e III. 

 

    Estão corretas somente as afirmativas I, II e IV. 

 

    Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV. 

 


7

A contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstruçãodo regime politico, da retomada da democracia no fim do Regime Militar.

I-Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização.

II-Trata-se de agentes interlocutores governamentais, mas que não dialogam diretamente com a população e com o estado. 

III-Trata-se de tornar a democracia um valor social somente para os momentos eleitorais.

Com base nestas afirmações e na leitura do livro texto assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):

Peso: 1.0

 

    Está correta somente a afirmativa I. 

 

    Está correta somente a afirmativa II. 

 

    Está correta somente a afirmativa III. 

 

    Estão corretas somente as afirmativas I e II. 

 

    Estão corretas as afirmativas I,II e III. 

 


8

A partir da leitura do texto, considere as afirmativas abaixo:

I - As poucas fotografias de um navio tumbeiro mostram que os escravizados na África eram predominantemente jovens nada saudáveis do sexo masculino e feminino.

II - Os jovens negros até o início do século XX eram compulsoriamente enviados às guerras e para servirem na Marinha, que mesmo depois da Abolição manteve a chibata, como forma de controle e racismo.

III - Durante o século 20, os jovens negros foram incluídos no ensino e no mercado de trabalho, frequentemente reconhecidos socialmente e objeto de cotas raciais durante o regime militar.

IV - Essa falta de oportunidade levou ao envolvimento de parte dos jovens com a criminalidade, resultando nos altos índices de detenções, prisões e assassinatos registrados nas últimas décadas.

A partir das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

Peso: 1.0

 

    Está correta somente a afirmativa I. 

 

    Está correta somente a afirmativa III. 

 

    Estão corretas somente as afirmativas II e VI. 

 

    Está correta somente a afirmativa II. 

 

    Estão corretas somente as afirmativas I e II. 

 


9

Quando falamos em desenvolvimento sustentável, particularmente, estamos também falando da ideia da Economia Verde, cuidados com o planeta com as populações no contexto da erradicação da miséria e da pobreza.

 Neste sentido é correto afirmar de acordo com o livro texto e  nossas aulas que:

I.A expressão Economia Verde tem várias correntes dentro da economia, dentre elas: ambiental clássica, economia ecológica, estado estacionário e que os países parem de crescer ilimitadamente (teoria do decrescimento);

II.Uma das propostas da economia verde na energia é substituir os combustíveis fósseis por eólico, hidroelétrico, hidráulico, hidrogênio, marés, solar e outros, em outras palavras substituir tecnologias poluentes por tecnologias menos poluentes.

III.O sistema alimentar mundial tem hoje custo energético muito baixo. Este fato não deverá alterar os regimes alimentares e as dietas mundo afora.

IV. É consenso na comunidade internacional de que as mudanças climáticas não alteram em nada as condições e as qualidades de vida neste início de século XXI.

Assinale a afirmativa correta:

Peso: 1.0

 

    Estão corretas somente as afirmativas I e II. 

 

    Estão corretas somente as afirmativas II e III. 

 

    Estão corretas somente as afirmativas III e IV. 

 

    Estão corretas somente as afirmativas II e IV. 

 

    Estão corretas as afirmativas I,II, III e IV. 

 


10

Sabemos que o surgimento e a expansão do comércio, a mecanização da agricultura e o surgimento das fábricas deslocaram o meio desobrevivência do povo para as cidades. Em pouco tempo, a população, que antes era pouco numerosa e vivia isolada e fragmentada nas propriedades feudais, migrou para as cidades, concentrando-se no entorno dos palácios e catedrais, sedes do poder. Tornou-se, então, necessário criar formas de organização e participação dessas pessoas nas decisões sobre o seu destino coletivo das sociedades urbanas. As sociedades capitalistas desenvolveram, então, organizações sociais e sistemas de participação do povo nas decisões coletivas. Assim considerando as afirmativas abaixo:

I- Que o surgimento da democracia tem origem nas transformações políticas que acompanharam o surgimento das sociedades urbana e industrial moderna.

II-Que o surgimento das sociedades urbana e industrial deram origem a um sistema de poder baseado no direito  e numa maior racionalidade na tomada de decisões coletivas.

III-Que existe relação entre transformações sociais, econômicas e culturais e as transformações políticas que ocorrem nas sociedades.

IV-Que a democracia direta, através de votações dos cidadãos em assembleias em praça pública (típica dos gregos) foi uma tecnologia democrática antiga que influenciou até hoje nossa democracia, alías há em nossa Constituição dispositivos de participação direta tais como o plebisicito por exemplo.

Com base nestas afirmações e na leitura do livro texto assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):

Peso: 1.0

 

    Está correta somente a afirmativa I. 

 

    Está correta somente a afirmativa II. 

 

    Está correta somente a afirmativa III. 

 

    Estão corretas as afirmativas I, II e III. 

 

    Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV. 

💡 42 Respostas

User badge image

Lucas Rodrigues

a numero 1 acredito ser letra B)

7
Dislike0
User badge image

Alessandra Magnus

A 2 é letra A. 

5
Dislike1
User badge image

Samuel Martins

Alguem tem as respostas desta avaliação? Atividade Objetiva G2 2018*

3
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais