Buscar

Como extingue um contrato?

💡 2 Respostas

User badge image

camilla gonçalves

morte, rescisão

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Conforme classificação extraída da doutrina de Flávio Tartuce (2015, Direito Civil: Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécie), o contrato pode se extinguir de quatro formas:

1) Normal: a extinção normal ou natural dos contratos se dá pelo cumprimento voluntário e adequados, pelas partes contratantes, das obrigações reciprocamente assumidas.

2) Por fatos anteriores: é que o contrato será inválido se nulo ou anulável (arts. 166 e sgts do CC) 

3) Por fatos posteriores:

3.1) Resolução: a resolução se dá por inexecução contratual, seja voluntária ou involuntária, ou por onerosidade excessiva (por fato superveniente, um contrato se torna excessivamente oneroso para uma das partes e vantajoso para outra, podendo ser reequilibrado ou resolvido.

3.2) Resilição Unilateral: é prevista em hipóteses excepcionais, quando um dos contratantes pode, a qualquer momento, e sem necessidade de ocorrência de inexecução ou concodância da outra parte, encerrar o contrato, desde que cumpridas as exigências legais.

3.3) Resilição bilateral ou distrato: é o encerramento alcançado em comum acordo, em que ambos os contratantes decidem encerrar o negócio jurídico celebrado.

4) Pela morte: ocorre nos contratos personalíssimos, em que as obrigações assumidas pela parte falecida não podem ser cumpridas por sucessores ou terceiros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais