Buscar

uma turma de engenharia tem 32 alunos.desses, 10 sao formados, 4 são homens. qual probabilidade de escolher um do sexo masculino ou um formado

💡 5 Respostas

User badge image

Adriano Padilha

0,625
2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre probabilidade, em especial sobre probabilidade condicional. Quando trata-se de probabilidade, utilizamos a seguinte equação:

\(P(E)=\dfrac{n(E)}{n(\Omega)},\)

em que \(P(E)\) é a probabilidade de ocorrêcia de um evento aleatório, \(E\)\(n(E)\) o número de casos favoráveis à ocorrência ocorrência de \(E\); e \(n(\Omega)\) o número de casos possíveis de ocorrência na realização do experimento. 

Visto isso, na turma de engenharia do presente problema, tem-se um número de casos igual a \(32\). Por sua vez, o número de casos favoráveis quando se quer calcular a probabilidade de escolher um aluno do sexo masculino ou um aluno formado é, respectivamente, \(4\) e \(10\). Logo:

\(\begin{align} P(\text{masculino})&=\dfrac{4}{32} \\&=0,125 \\&=12,5\text{ %} \end{align}\)

\(\begin{align} P(\text{formado})&=\dfrac{10}{32} \\&=0,3125 \\&=31,25\text{ %} \end{align}\)

Portanto, a probabilidade de escolher um do sexo masculino é de \(\boxed{12,5\text{ %}}\), enquanto a possibilidade de escolher um aluno formado é de \(\boxed{31,25\text{ %}}\).

 

0
Dislike1
User badge image

ana claudia alexsandra almeida silva

A probabilidade de escolher um do sexo masculino é de 12,5 %, enquanto a possibilidade de escolher um aluno formado é de 31,25 %.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais