Buscar

Importancia da interação epitélio -mesenquimal para a formação dos dentes

Identificar a importancia da interação epitélio -mesenquimal pra a formação dos dentes

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Introdução:

No tecido epitelial normal, as células formam camadas celulares que estão intimamente ligadas por estruturas especializadas de membrana. A adesão entre as células epiteliais é um fenômeno fundamental para a manutenção da homeostasia do tecido. Esta adesão ocorre por diferentes complexos celulares: junções aderentes (tight junctions), desmossomas, zônula oclusiva e junção comunicante (gap junction), cada uma delas com funções distintas.  A transição epitélio-mesenquimal (EMT, do inglês, epithelial-mesenchymal transition) é um processo biológico que permite que uma célula epitelial polarizada, que normalmente interage com a membrana basal por meio de sua superfície basal, sofra modificações bioquímicas, moleculares e morfológicas, as quais resultam na aquisição de um fenótipo de célula mesenquimal, cuja capacidade de migração, invasão, resistência a apoptose aumenta.


 

Resolução:

As células espitélio-mesenquimais são importantes no desenvolvimento dos dentes pois são responsáveis pelo controlam dos processo de formação e desenvolvimento da ectoderma dos dentes e guiando o processo de diferenciação durante a dontogênese.


 

Conclusão:

O epitélio mesenquimal é importe na origem e diferenciação no processo de formação dos dentes.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais