Buscar

Oque é direito subjetivo ?

Resposta claras e objetivas por favor !

💡 4 Respostas

User badge image

Eduardo Nunes

O Direito pode ser dividido em dois ramos, para entender o subjetivo, devemos falar do objetivo também.

O Direito Objetivo é o "conjunto de regras jurídicas obrigatórias em vigor em um determinado país. Ou seja, direito objetivo são as normas jurídicas, as leis que devem ser obedecidas por todos os homens que vivem nesta sociedade onde adota-se tais leis. Quando ocorre o descumprimento destas leis, dá origem a sanções.

No Direito Subjetivo, pode ser defenido como "a faculdade ou possibilidade que uma pessoa tem de fazer prevalecer em juízo de sua vontade. Podemos dizer também que é capacidade que o homem tem de agir em defesa dos seus interesses, invocando o cumprimentos de tais normas jurídicas existentes na sociedade em que ele vive, de alguma forma estas normas jurídicas venham ao encontro de seus objetivos e que possam protegê-lo.

Por exemplo: você comprou um eletrodoméstico e depois de um certo tempo ele apresentou problemas de fábrica, e a empresa onde você comprou o item não quer seguir com o procedimento adotado para problemas de fábrica. Há normas no Código de Defesa do Consumidor (direito objetivo), que você pode estar recorrendo através de uma ação, ou seja, fazer valer o seu direito. Neste caso, você utilizou-se do seu direito subjetivo, e também de a utilização de uma regra jurídica do direito objetivo, e assim garantindindo que o seu interesse ou vontade.

4
Dislike0
User badge image

Franklin Xavier

a faculdade ou possibilidade que tem uma pessoa de fazer prevalecer em juízo a sua vontade, consubstanciada num interesse
1
Dislike0
User badge image

Felipe Dos Santos

pode-se classificar os direitos quanto a forma de seu exercício em:

direito potestativo: pode ser exercido pelo detentor do direito que impõe seu interessem perante outrem, independentemente de sua vontade. observam os prazos decadências para o seu exercício.

direito subjetivo: para que o detentor do direito se satisfaça é necessário uma prestação de outro sujeito (ou seja, a lei atribui a um sujeito uma prerrogativa de direito e a outrem o dever de observância=prestação positiva ou negativa em face deste direito). havendo violação deste direito ou recusa de que o deva prestar a ordem jurídica garante que o detentor do direito busque sua satisfação por meio da jurisdição observados os prazos prescricionais.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais