Buscar

o que são ossos longos

💡 1 Resposta

User badge image

Kadu

Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmerorádio e ulna no membro superior, e o fêmurtíbiafíbula no membro inferior. Estão incluídos também os metacárpicos, metatársicos e falanges.

O osso longo tem duas extremidades, que são em geral articulares. O osso do corpo é chamado de diáfise, e suas extremidades geralmente são chamadas de epífises. As epífises estão separadas do corpo pelos discos epifisais cartilagíneos (formados por cartilagem hialina), responsáveis pelo crescimento ósseo e de seus musculos que ajudam na locomoção

O corpo de um osso longo é um tubo de osso compacto cuja cavidade é conhecia como cavidade medular, por abrigar a medula vermelha, ou a medula amarela (medula flava), ou até mesmo ambas.

A diáfise de um osso longo está envolvida por uma lamina de tecido conjuntivo conhecida como periósteo. O periósteo é constituído por uma resistente camada fibrosa externa (que age como membrana limitante), e uma camada interna mais celular, dita oseteogênica, por ser responsável pelo crescimento(gênese) do osso em espessura. O periósteo também serve para a inserção de músculos e tendões. As fibras colágenas de um tendão se espraiam no periósteo, podendo alguma penetrarem até o osso.

3
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura.

São ossos longos:

-úmero

-rádio e ulna no membro superior, 

-fêmur, tíbia, fíbula no membro inferior

- metacárpicos

-metatársicos 

-falanges.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais