Buscar

Quais os requisitos para a emancipação do índio?

💡 3 Respostas

User badge image

Eduarda Renata

Idade mínima de 21 anos, conhecimento da língua portuguesa, habilitação para o exercício de atividade útil e razoável compreensão dos usos e costumes nacionais.

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Em que pese disposição do Código Civil em seu artigo 4º, parágrafo único estabelecendo que a capacidade dos indígenas será regulada por legislação especial, o Estatuto do Índio, datado de 1973, não abarca, nem garante a proteção necessária aos combalidos direitos indígenas.

Essa lacuna deve, em tese, ser suplementada pelo disposto nos artigos 231 e 232 da Constituição Federal, que reconhecem o direito à existência e preservação da cultura e organização indígena, assim como, garantem a legitimidade dos mesmos para postulação de seus direitos.

Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

Art. 232. Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo.

Além disso, a carta magna também ressaltou a necessidade de intervenção do Ministério Público na defesa do interesse da população em seu artigo 129, a saber:

Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

V - defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas;

Assim, nao há que se falar em emancipação do índio, já que, a Constituição Federal contempla a toda comunidade indígena a capacidade processual de forma expressa, e, presumida e consequentemente a capacidade para a prática dos atos da vida civil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais