Buscar

a glicose é uma substância que não conaegue penetrar livremente a membrana plasmática esse tipo de transporterecebe o nome de

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Biologia, mais especificamente sobre transportes.

De acordo com a forma que uma substância entra e sai de uma célula, o transporte pode ser classificado como ativo ou passivo. Em resumo, o transporte passivo é aquele em que não há gasto de energia durante o processo, enquanto o transporte ativo caracteriza-se por possuir gasto de energia durante o processo.

O transporte passivo é dividido em difusão simples, difusão facilitada e osmose. Na difusão simples, as moléculas migram de forma passiva do local onde estão em maior concentração para o local de menor concentração. Na difusão facilitada, há uma proteína da membrana atuando como um carreador do transporte a favor do gradiente de concentração. Por fim, a osmose consiste em um tipo especial de difusão em que apenas o solvente se move e o soluto fica imóvel.

Por sua vez, o transporte ativo acontece com o auxílio de proteínas carreadoras, chamadas de bombas. Porém, de forma oposta  à difusão, o transporte ocorre contra o gradiente de concentração. O principal exemplo é a bomba de sódio e potássio.

Portanto,  para que a glicose consiga penetrar a membrana plasmática, é fundamental a ajuda de proteínas chamadas de permeases. Esse tipo de transporte recebe o nome de bomba de sódio e potássio.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais