Buscar

direito subjetivo absoluto, de direito relativo, de direito patrimonial, extrapatrimonial (não patrimonial), disponível, indisponível, transmissível

Algumas notícias recentes tiveram destaque na imprensa. A participação num reality show (BBB 11) de um transexual que realizou cirurgia para mudança de sexo, a venda de um banco pelo controlador de um conglomerado de empresas (Panamericano) e a desocupação, em cumprimento a ordem judicial, da mansão que residia com a família, construída para este fim e na qual abrigava um vasto acervo de obras de arte, do dono de outro banco que teve sua liquidação decretada pelo Banco Central (Banco Santos). A complexidade e a diversidade está presente no mundo dos fatos jurídicos, entendendo estes como os acontecimentos que provocam efeitos no mundo jurídico, ocasionando o nascimento, a aquisição, a modificação ou extinção de direitos. Os fatos citados estão vinculados de alguma forma também ao exercício de direitos.

No primeiro caso o transexual, que na definição de Maria Helena Diniz ?é a condição sexual da pessoa que rejeita sua identidade genética e a própria anatomia de seu gênero, identificando-se psicologicamente com o sexo oposto? , optou pela correção cirúrgica para alinhar sua anatomia à identidade psicológica.

No segundo episódio, para se livrar de uma obrigação vultosa provocada por prováveis fraudes na contabilização das contas, o titular do direito de propriedade optou por alienar seu patrimônio por venda.

No terceiro evento narrado, para preservar direitos de terceiros, a justiça decidiu pela desocupação da mansão.

Com base nos casos descritos, faça o que se pede:

Identifique nos casos um exemplo de direito subjetivo absoluto, de direito relativo, de direito patrimonial, extrapatrimonial (não patrimonial), disponível, indisponível, transmissível e intransmissível, justificando sua resposta.

💡 4 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Introdução ao Estudo de Direito.


direito subjetivo absoluto: Quando são oponíveis erga omnes, ou seja, quando são válidos para qualquer pessoa, devendo ser observado por todos. Exemplo: Direito a (cirurgia de) redesignação de sexo.


direito relativo: Quando dizem respeito apenas aos envolvidos em determinada relação jurídica. Exemplo: Venda de um banco pelo controlador de um conglomerado.


direito patrimonial: É a designação de caráter genérico dada a toda sorte de direito que assegure o prazo ou fruição de um bem patrimonial, ou seja, uma riqueza ou qualquer bem, apreciável monetariamente. Exemplo: Venda de um banco pelo controlador de um conglomerado.


direito extrapatrimonial: Nunca será convertida em dinheiro pela própria natureza da obrigação. Exemplo: Direito de personalidade (de alguém que participa de um reality show).


direito disponível: Generalidade dos direitos a todos proporcionados, em contraposição àqueles (direitos indisponíveis) que, por lei, são vedados de disposição pelo titular. Exemplo: Direito a venda de um banco pelo controlador de um conglomerado (possui direito sobre o banco em questão).


direito indisponível: Diz-se dos direitos personalíssimos acerca dos quais, embora detentor do senhorio, o titular não pode alienar a coisa dela objeto. Exemplo: Mansão que deve ser desocupada.


direito transmissível: São os que podem passar de um titular para outro. Exemplo: Direitos reais direito a propriedade pode ser passado, como o caso da família que herdou a mansão.


direito intransmissível: São os que não podem passar de um titular para outro nome, imagem. Exemplo: Direito personalíssimos (de alguém que participa de um reality show).


Foi detalhado acima o que é cada direito e qual o exemplo que se encaixa respectivamente em cada um.


2
Dislike0
User badge image

Idalgo Neto

gggggggfddd
0
Dislike0
User badge image

Leidiane Pereira Herculano

alguem entendeu esse questionario?

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais