Buscar

Geografia Econômica e Política

Considere o extrato do texto abaixo:

“Friedrich Ratzel (1844-1904) foi um pensador alemão, considerado como um dos principais teóricos clássicos da Geografia e o precursor da Geopolítica e do Determinismo Geográfico.”

Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/friedrich-ratzel.htm. Acesso em 31/01/2016.

 

Sobre a teoria de Ratzel, de acordo com o estudado nas aulas e com o livro-base da disciplina, é correto afirmar que:

 

I. Ratzel concebia o Estado como um organismo formado tanto pelo solo, como pelo ser humano: este estabelece relações com o meio físico e desempenha suas atividades, buscando potencializar o uso do solo, enquanto aquele fornece as condições físicas e materiais para a reprodução do Estado.

II. Logo, solo e ser humano são dois componentes interdependentes e necessários ao estabelecimento de um sentimento territorial que permite a formação e a reprodução do próprio Estado.

III. O posicionamento de Ratzel quanto à importância que confere à relação entre solo e ser humano na formação e na reprodução do Estado como organismo vivo, ou seja, é o grau de vinculação material e imaterial da sociedade com o solo que permitirá – ou não – a formação e a reprodução do Estado.

IV. Nas ideias de Ratzel sobre poder, o autor menciona que a presença do Estado é insignificante na leitura geográfica. O importante é a relação do homem com a natureza.

V. Na concepção ratzeliana, é a relação entre espaço, sociedade e poder que possibilita a formação e a reprodução do Estado e, consequentemente, a do território nacional e a do Estado-nação.

Selecione a alternativa correta:

 
A

F, V, F, F, F.

B

F, F, F, F, V.

C

V, F, V, F, V.

D

V, V, V, F, V.

E

F, F, F, F, F.

💡 5 Respostas

User badge image

vanderlei Prado

a resposta correta é a letra D
0
Dislike0
User badge image

Junior Carneiro

Resposta correta!

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Ratzel enfrenta o evolucionismo ao difusionismo, concluindo a troca como o motor do progresso. Friedich Ratzel é geralmente considerado como o fundador da geografia moderna, já concebida como uma disciplina sistemática no âmbito da geografia humana, com um objetivo específico e diferenciado de sua análise.


Ratzel está imerso no atual pensamento positivista que prevalece em seu tempo no panorama geral da ciência, que não pode ser subtraído; por outro lado, a sua própria vida situa-se num contexto histórico específico, o da Alemanha bismarckiana que acaba de unificar e, num âmbito mais vasto, o da Europa no final do século XIX, onde a exaltação dos sentimentos nacionalistas e interesses imperialistas baseados na expansão colonial no exterior parecem orientar eventos políticos.


Sua atitude positivista levando à transferência de conceitos e teorias das ciências naturais às ciências sociais , posso estar em uso conceitos biológicos na interpretação dos fatos da geografia política , como comparar o estado como um organismo vivo composto por uma série de órgãos ou elementos, cada um dos quais cumpre uma certa função e está sujeito a um processo evolutivo constante, no qual várias fases podem ser distinguidas, do nascimento à maturidade, declínio e, finalmente, desaparecimento.


A influência direta da biologia evolutiva também está presente no trabalho do geógrafo alemão, refletindo-se em sua concepção da vida do estado como um processo de luta constante pela sobrevivência, que leva a uma seleção natural


Portanto, a alternativa correta é a alternativa D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais