Buscar

enumere a importancia e fisiologica do sistema respiratorio

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

O sistema respiratório é o conjunto dos órgãos responsáveis, basicamente, pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células. É formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. Os órgãos que compõem as vias respiratórias são: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios. Na anatomia do aparelho respiratório, intermediário entre a atmosfera e o sangue, para levar a este o oxigênio e dele receber o anidrido carbônico, consta das seguintes partes: nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões. As cavidades nasais são dois condutos paralelos revestidos de mucosa, separados por um septo cartilaginoso, que começam nas narinas e terminam na faringe. A Faringe é um tubo que serve de passagem tanto para os alimentos quanto para o ar, portanto, faz parte do sistema respiratório e do sistema digestório. A Laringe é o órgão que liga a faringe à traqueia. Na parte superior da laringe, está a epiglote, a válvula que se fecha durante a deglutição. A laringe é também o órgão principal da fala. Nela estão localizadas as cordas vocais.

3
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Através do oxigênio, as células conseguem metabolizar a energia para manter o funcionamento dos órgãos. Pode se dizer que o oxigênio é o elemento mais importante da vida, considerando que é possível viver dias sem alimento e apenas minutos sem oxigênio. A fisiologia do sistema respiratório envolve uma série de órgãos que precisam funcionar para o ser humano continuar vivendo. O sistema respiratório é composto por: nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traqueia, brônquios, alvéolos e pulmões, os movimentos dos pulmões para entrada e saída de ar são feitos por dois músculos: o diafragma e os músculos intercostais. A inspiração é o movimento de passagem do ar da atmosfera para o pulmão, através da contração do diafragma e dos músculos intercostais. A expiração é quando o ar de dentro do corpo é expelido, ocorre através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais. Esse processo é conhecido como ventilação pulmonar. A hematose é o processo de oxigenação do sangue. O primeiro passo para esse processo químico acontecer é quando o sangue vem para o pulmão cheio de gás carbônico e quando sai está cheio de oxigênio. O oxigênio entra nas hemácias do sangue. Já dentro das hemácias, combina-se com a hemoglobina. A hemoglobina misturada com o oxigênio se transportará por todo o corpo, atingindo todas as células, produzindo a respiração celular. Essa respiração gera gás carbônico que é transportado pelo sangue de volta ao pulmão, iniciando um novo processo de hematose. Estes dois processos são conhecidos como: difusão de oxigênio e dióxido de carbono, e transporte de oxigênio e dióxido de carbono.

O controle da respiração é ditado pelo centro respiratório no bulbo raquidiano. Se o ph está abaixo (alto nível de CO2), o movimento respiratório é acentuado, com a maior ventilação elimina uma maior quantidade de CO2. Se o ph estiver alto (baixo nível de CO2), a respiração diminui o ritmo, estabilizando o nível de ph sanguíneo. Esta etapa é a regulação da ventilação. A respiração é fundamental para o funcionamento do corpo humano, eliminando toxinas, regulando funções orgânicas, modificando resíduos e etc.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais