Buscar

Como calcular autovalores e autovetores?

💡 1 Resposta

User badge image

Tallon Almeida

Você precisa da matriz da transformação linear. Então subtraia um λ de todos os elementos diagonal principal e calcule o determinante. O resultado será uma equação, iguale a zero; suas raízes serão os autovalores. Tendo isto, basta substituir cada autovalor λ na matriz, multiplique por um vetor genenérico, e terá os autovetores.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Autovalores e Autovetorestratam-se de conceitos importantes em Matemática, com aplicações práticas em Áreas diversificadas como Mecânica Quântica, Processamento de Imagens, Análise de Vibrações, Mecânica dos Sólidos e áreas afins.

Por definição, temos:

Um vetor não nulo v (ou seja, ), v ∈ V é dito um Autovetor de T se existe um número real λ tal que T(v)=λ v. O escalar λ é denominado um Autovalor de T associado a v. Pode-se concluir que v e T(v) tem a mesma Reta Suporte (e assim, mesma Direção). Em outras palavras, o vetor w=T(v) é um múltiplo do vetor v.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais