Buscar

Diferença entre mediação e arbitragem

Qual a diferença entre mediação e arbitragem

💡 6 Respostas

User badge image

Lidiane Vasconcelos

Mediação e arbitragem são alternativas de resolução de divergências de forma conciliatória, contudo a mediação pode ocorrer judicial ou extrajudicialmente por pessoa com conhecimento da divergência, quanto a arbitragem as partes divergentes elegem uma pessoa para decidir a divergência tomando conhecimento dos fatos e sua decisão faz lei entre as partes, não passível de recurso.

3
Dislike0
User badge image

Eduardo Dill

Bom dia

A principal diferença entre esses dois métodos é que a mediação é um auxílio para que as partes cheguem a um acordo. Já a arbitragem tem como resultado o laudo arbitral, que é uma decisão imposta às partes.

3
Dislike0
User badge image

Diana De Almeida Stumm

Mediação de Conflitos é uma forma alternativa e não adversarial de condução e resolução de conflitos, através da qual duas ou mais pessoas (fisicas ou jurídicas), envolvidas em um conflito atual ou potencial, recorrem a um terceiro imparcial, capacitado para auxiliá-los e estimulá-los à construir uma decisão voluntária consensual e satisfatória, salvaguardando o bom relacionamento entre elas, de acordo com as necessidades apresentadas pelo conflito e pelas artes mediadas.

"A arbitragem é uma técnica que visa dar a solução a uma questão, que interessa às relações entre as duas pessoas, por uma ou mais pessoas - o árbitro ou os árbitros - que detém os seus poderes de uma convenção privada e julgam com base nessa convenção, sem serem investidos dessa missão pelo Estado."

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais