Buscar

Quais as características do modelo de dupla hélice do DNA?

💡 1 Resposta

User badge image

Jordana Rigão

duas cadeiras polinucleotídicas que correm em sentido opostos e helicoidizam ao redor de um eixo comum para formar uma dupla hélice com giro para a direita. 

- As bases purínicas e pirimidínicas estão no interior da hélice, enquanto as unidades fosfato e desoxirribose estão na parte externa. 

- A adenina (A) pareia-se com a timina (T), e a guanina (G) com a citosina (C). Os pares de bases A.T são mantidos por duas pontes de hidrogênio com orientação precisa, e os pares G.C por três destas pontes. A dupla hélice também é estabilizada por interações entre bases empilhadas no mesmo filamento. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em biologia, "dupla hélice" é um termo usado para descrever a estrutura do DNA . Uma dupla hélice de DNA consiste de duas cadeias espirais de ácido desoxirribonucleico. A forma é semelhante à da escada em espiral. O DNA é um ácido nucleico composto de bases nitrogenadas (adenina, citosina, guanina e timina), um açúcar de cinco carbonos (desoxirribose) e moléculas de fosfato. As bases nucleotídicas do DNA representam os degraus da escada, e as moléculas de desoxirribose e fosfato formam os lados da escada.

O DNA é enrolado em cromossomos e fortemente compactado no núcleo de nossas células . O aspecto torcido do DNA é resultado das interações entre as moléculas que compõem o DNA e a água. As bases nitrogenadas que compõem os degraus da escada torcida são mantidas juntas por pontes de hidrogênio. A adenina é ligada com timina (AT) e pares de guanina com citosina (GC). Essas bases nitrogenadas são hidrofóbicas, o que significa que elas não têm afinidade com a água.

Desde o citoplasma celulare citosol contêm líquidos à base de água, as bases nitrogenadas querem evitar o contato com fluidos celulares. As moléculas de açúcar e fosfato que formam a espinha dorsal do açúcar-fosfato da molécula são hidrofílicas, o que significa que elas são amadoras da água e têm afinidade com a água.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais