Buscar

Por que ocorre uma perda de água na ligação peptídica?

💡 16 Respostas

User badge image

Fábio Nascimento

Porque ocorre a quebra do grupo carboxila de uma molécula com a hidroxila (OH-) e do grupamento amina da outra molécula com o hidrogênio (H+). Esses elementos se unem (ligação iônica) e formam uma molécula de água (H2O)

 

Espero ter ajudado.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para respondermos a pergunta em questão, faz-se necessário que mantenhamos em mente conteúdos relativos à área da Bioquímica, mais especificamente saberes quanto a formação de polímeros.

Processos anabólicos em nosso corpo, isto é, metabolismo de construção de polímeros, se dão basicamente por algo designado pela Biologia como “sínteses por desidratação”, levando à formação de ligações peptídicas no caso dos aminoácidos, um dos principais tipos de ligação do nosso organismo. Para a ocorrência de tal síntese, a carboxila de um dos aminoácidos perde um grupamento hidroxila (-OH), pari passu que um hidrogênio da amina de um outro aminoácido é também liberada. Assim, aminoácidos são atraídos a se juntarem, enquanto uma molécula de água é formada pela união do hidrogênio e hidroxila liberados, daí a locução “síntese por desidratação”, dada a perda de água.

Destarte, nota-se que há a perda de água na ligação peptídica para que um aminoácido possa se unir a outro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais