Buscar

Bomba de sódio e potássio

Bom dia, gostaria de saber os mecanismos de ação da bomba de sódio e potássio, grata!

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

O processo de movimentação de íons sódio e potássio através da membrana celular é um processo de transporte ativo envolvendo a hidrólise do ATP para fornecer a energia necessária. Envolve uma enzima denominada Na + / K + -ATPase.

Este processo é responsável por manter o grande excesso de Na + fora da célula e o grande excesso de íons K + no interior. Um ciclo do processo de transporte é esboçado abaixo. Realiza o transporte de três Na + para o exterior da célula e o transporte de dois K +íons para o interior. Esta transferência de carga desequilibrada contribui para a separação da carga através da membrana.

A bomba de sódio e potássio é um importante contribuinte para o potencial de ação produzido pelas células nervosas. Essa bomba é chamada de bomba de íons do tipo P porque as interações do ATP fosforilam a proteína de transporte e causam uma alteração em sua conformação.

Esta enzima usa energia metabólica para transportar (bombear) Na + para fora e K+ para dentro. O potencial de repouso das células e os fenômenos bioelétricos relacionados, como o potencial de ação, dependem da diferença do estado estacionário nas concentrações de Na + e K + mantidas pela bomba. Outras bombas de íons , transportando diferentes íons, também foram identificadas.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais