Buscar

como fazer texto de uma justificativa com as regras aos

💡 1 Resposta

User badge image

Yasmin Pereira

Eu me dedico a Simplificar o TCC dos alunos há mais de 8 anos. O TCC Sem Drama tem aproximadamente 5 anos de existência. E, ao longo desse tempo, eu pude notar que tem alguns pontos-chave, pontos críticos mesmo, que atrasam a vida dos estudantes.

E eu nem estou mencionando aqui o sistema tradicional de orientação (aquele que a sua faculdade te disponibiliza), que, salvo raríssimas e cada vez mais escassas exceções, está falido (ainda vou fazer um artigo só sobre isso). A verdade é que o modelo tradicional de orientação é, sem dúvida, o principal obstáculo para um TCC sem stress e sofrimento. Ele está tão ultrapassado quanto uma belíssima máquina de escrever em uma redação de jornal. Ele é tão ultrapassado e ineficaz, que não consegue sequer identificar os pontos críticos que eu mencionei acima, aqueles que muitas vezes deixam o aluno travado.

Quais são esses pontos críticos? Vamos aos 4 Maiores:

  • Introdução(exemplo aqui de como fazer a introdução do tcc);
  • Fundamentação Teórica (ou referencial teórico ou revisão de literatura);
  • Justificativa;
  • Desenvolvimento de capítulos.

E se o seu problema é a Introdução, tem um artigo aqui no Blog que pode te ajudar muito:introdução do seu TCC, o que escrever e por onde começar?

Sobre Fundamentação Teórica ou Referencial Teórico, nós também temos um artigo aqui no Blog: porque você não consegue encontrar Referencial Teórico para o seu TCC. Tá certo que esse conteúdo é mais sobre pesquisa de referencial e eu me comprometo a, em breve, fazer um artigo só sobre o desenvolvimento do texto do referencial ou fundamentação teórica.

Sobre Desenvolvimento do TCC, você pode dar uma olhada em: o que escrever nos capítulos do seu TCC.

E sobre a Justificativa, sim! Nós também temos um artigo bem objetivo e esclarecedor, que mostra Como Fazer a Justificativa do TCC. Tem até um vídeo bem interessante lá.

Acontece que a Justificativa é realmente uma pedra no sapato de muitos alunos que precisam fazer um TCC  Rápido, Fácil e com Qualidade. Então, eu resolvi falar mais sobre a Justificativa. Inclusive, eu decidi te mostrar um exemplo. E, a partir desse Exemplo de Justificativa de TCC, você vai poder deixar a sua Justificativa de TCC Pronta.

Então, se o seu problema é como fazer a justificativa do TCC, fique atento às informações a seguir, porque elas podem fazer muito bem à sua saúde mental e qualidade de vida, além de te poupar tempo e acelerar o seu trabalho.

O TCC é um quebra-cabeça que se monta em partes. E, como a ideia aqui é que você Não Quebre a Cabeça, a primeira dica é: RESPEITE AS ETAPAS! E, principalmente, quando estiver desenvolvendo uma etapa não se descabele por causa das outras. Concentre-se e dedique-se à tarefa que você está desenvolvendo no momento. E desenvolva as etapas uma de cada vez.

Aliás, nós temos um artigo aqui no Blog que mostra Como Montar o seu TCC em 7 Passos. E eu posso dizer com base em experiência e números, um dos maiores pecados dos alunos que estão desenvolvendo um TCC é não se dedicar a um passo (ou etapa) específico de cada vez.

Então, se você quer a Justificativa do seu TCC pronta, não fique que nem uma gangorra, indo e voltando nas diferentes partes do seu trabalho. Concentre-se na Justificativa.

Se o TCC é uma quebra-cabeça em etapas, depois que você escolhe o seu tema, o seu problema de pesquisa e os seus objetivos, antes mesmo de montar a sua introdução definitiva, você precisa pensar na sua Justificativa.

E o que é a Justificativa? A Justificativa é o seu PorquêPor que você escolheu o tema? Por que ele é importante? Por que ele merece ser investigado? Por que escrever sobre isso?

Quantos Porquês, não? Mas não se preocupe. Daqui a pouco você vai ver um exemplo de Justificativa de TCC que te mostra como responder todos os porquês em apenas 3 Passos.

Simplificando, a sua Justificativa é a sua chance de provar ao seu orientador e a qualquer um que leia o seu TCC, que o seu assunto é relevante e merece ser pesquisadoanalisadodiscutido. Obviamente, essa relevância do tema deve estar relacionada ao seu curso e área de conhecimento.

Imagine um exemplo de Justificativa de TCC, no curso de Pedagogia ou Direito, com o seguinte tema: o ciclo de reprodução dos ornitorrincos. Não faz o menor sentido, a não ser que o TCC tivesse alguma relação com Direito Ambiental, talvez… mas, falando sério, qual é a relevância desse assunto para o curso de Pedagogia ou a Área de Direito Civil. Eu sei que é um exemplo meio (ou totalmente) sem noção (aliás, o ornitorrinco é um bicho sem noção. Se você nunca viu um, dá um Google), mas é justamente por isso que o exemplo funciona, porque deixa claro que o assunto do seu TCC deve ser importante e causar impactos dentro do universo do seu curso e da sua área de conhecimento. No mundinho da sua ciência.

Você ainda está pensando como eu pude te dar um exemplo tão maluco quanto o do ornitorrinco? Pode acreditar em mim, a Justificativa do TCC funciona como uma válvula de segurança. Se os alunos não tivessem que Justificar a escolha dos temas dos trabalhos, eu aposto que nós veríamos muitos ornitorrincos (ou coisa pior) por aí.

Como tem que Justificar a escolha e demonstrar a relevância do seu tema, os alunos ficam limitados. São impedidos de saírem por aí escolhendo qualquer tema e escrevendo sobre qualquer coisa.

E como fazer a justificativa do TCC do jeito certo? Chegou a hora. Vamos ver um exemplo de Justificativa de TCC em 3 passos.

Eu vou pedir licença para escolher um assunto que eu gosto, ok? E se você está pensando agora: “mas esse exemplo só ia servir para mim se fosse com o mesmo tema do meu trabalho…”; parem as máquinas! Você sofre de Miopia de Conteúdo. Isso é sério, mas tem cura. 

Bom, o tema que eu gosto é empreendedorismo. E o que eu quero investigar no meu TCC é o modelo de empreendedorismo sustentável. Meu problema de pesquisa é: quais os impactos diretos do empreendedorismo sustentável na utilização racional dos recursos produtivos? (Se você está fazendo um TCC sobre empreendedorismo e sustentabilidade, pode ficar à vontade para copiar esse problema de pesquisa. Cortesia do TCC Sem Drama!)

E aqui eu abro um pequeno parêntese. Calma! Nós já vamos retomar o nosso exemplo de Justificativa de TCC. Acontece que eu preciso te lembrar que todo TCC tem um tema, mas os temas costumam ser amplos e precisam ser delimitados em problemas de pesquisa e objetivos, para que você possa efetivamente desenvolver o seu trabalho. Se você já acompanha os nossos conteúdos, provavelmente já sabe disso, mas não custa lembrar.

Ora, todo problema de pesquisa tem conceitos centrais. No nosso exemplo de justificativa de TCC, tomando por base o nosso problema de pesquisa (quais os impactos diretos do empreendedorismo sustentável na utilização racional dos recursos produtivos?), é claro, cristalino, óbvio e transparente que o nosso conceito central é: empreendedorismo sustentável!

Então, eu preciso justificar porque é relevante falar de empreendedorismo sustentável. E, para isso, eu utilizo 3 passos.

Exemplo de justificativa de TCC, passo 1situe o seu assunto na realidade.

Alguns professores e orientadores chama isso de contextualizar. Eu chamo de: mostra de onde você tirou isso. Ou seja, contextualizar é mostrar com o seu tema aparece na realidade social e de onde você tirou esse assunto.

No caso do empreendedorismo sustentável, eu poderia escrever algo como:

No Brasil, segundo dados corroborados pela Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 80% dos postos de trabalho são gerados pela iniciativa empreendedora associada aos pequenos negócios. Desde de a definição original de empreendedorismo de Schumpeter (1997), associa-se à figura do empreendedor os processos de inovação que garantem a dinâmica de evolução em uma economia capitalista. Assim, o empreendedorismo está na base do desenvolvimento econômico e social e é a partir da ação empreendedora que os produtos, serviços, as relações entre empresas e mercado e os processos produtivos se modificam e evoluem. Entretanto, mesmo com toda a relevância do empreendedorismo para a sustentação das economia de mercado capitalista como nós a conhecemos, nos últimos 20 anos, uma questão vem se colocando de maneira cada vez mais consistente quando se discutem os efeitos da atividade empreendedora. Ainda que não se neguem seus benefícios econômicos, a atividade empreendedora é também responsável pela produção de resíduos e pelo esgotamento dos recursos naturais. Assim, ganham cada vez mais relevância as discussões sobre sustentabilidade e empreendedorismo sustentável, no sentido de tentar garantir que a satisfação das nossas necessidades de consumo atuais não inviabilizem a satisfação das necessidades das gerações futuras. A importância do empreendedorismo sustentável torna-se ainda mais evidente diante dos recentes episódios mundiais relacionados à crise climática e hídrica.

Comentários sobre o passo 1 do nosso exemplo de justificativa de TCC: percebeu como eu parti do empreendedorismo para chegar ao empreendedorismo sustentável? Viu como eu usei várias vezes as palavras relevância e importância (isso não é por acaso, claro)? Notou como eu utilizei dados estatísticos e até uma citação de uma autor importante para respaldar o que eu disse? Viu como eu usei episódios presentes na mente das pessoas (crises climática e hídrica), para que elas se familiarizem com o tema? SE VOCÊ NOTOU TUDO ISSO, NÃO TERÁ DIFICULDADE DE REPRODUZIR A MESMA ESTRUTURA PARA CONTEXTUALIZAR O SEU TEMA E CUMPRIR O PASSO 1 DA SUA JUSTIFICATIVA!

Retomando o exemplo de justificativa de TCC, passo 2pense em consequências.

Pense nos impactos diretos, as consequências que podem ser produzidas a partir da análise e discussão do seu tema. Mostre como o seu trabalho pode contribuir para os debates acerca do seu conceito central. Mostre como trabalhar o seu tema pode transformar realidades específicas (empresas, indivíduos, grupos, toda a sociedade). E mostre também que a ausência de uma discussão sobre o seu tema pode ser muito negativa.

Lembre-se: consequências positivas e negativas.

Para o passo 2 do nosso exemplo de justificativa de TCC,  em se tratando do empreendedorismo sustentável, eu poderia escrever algo como:

Trazer para o centro das discussões o conceito de empreendedorismo sustentável e mostrar como ele pode vir a impactar diretamente a maneira como indivíduos e empresas atualmente consomem os recursos naturais e descartam resíduos, podem ser passos decisivos para que a lógica de consumo intensivo de recursos própria do capitalismo moderno seja revista. Discutir as consequências do empreendedorismo sustentável e suas relações com o consumo racional de recursos tem reflexos diretos na implantação de ações empresariais sustentáveis. Assim, as empresas podem vislumbrar um caminho de competitividade sustentável, sem esgotamento de recursos e mercados, enquanto a sociedade se beneficia da redução dos níveis de poluição e da mitigação dos efeitos da atividade produtiva que são nocivos ao ambiente. Sociedade, empresas, mercado e até mesmo governos podem se beneficiar da discussão acerca do empreendedorismo sustentável e dos seus impactos. Por outro lado, negar a importância das questões de sustentabilidade e varrer para debaixo do tapete as discussões e análises sobre um empreendedorismo econômica, social e ambientalmente consciente pode significar uma aceleração do esgotamento dos recursos e o agravamento de situações que podem comprometer a própria sobrevivência dos grupos sociais.

Comentários sobre o passo 2 do nosso exemplo de justificativa de TCC: é claro que sustentabilidade é realmente uma coisa muito séria, mas você percebeu como eu apresentei, de forma até meio dramática, as consequências positivas e negativas a respeito do tema? Percebeu como eu enfatizo tudo o que se pode ganhar a partir do conteúdo do TCC e tudo o que se tem a perder caso o assunto não seja discutido? SE VOCÊ NOTOU TUDO ISSO, NÃO TERÁ DIFICULDADE DE REPRODUZIR A MESMA ESTRUTURA PARA CONTEXTUALIZAR O SEU TEMA E CUMPRIR O PASSO 2 DA SUA JUSTIFICATIVA!

Exemplo de justificativa de TCC, passo 3em termos práticos e acadêmicos.

É muito importante (fundamental mesmo) dizer os impactos e enfatizar a importância do seu tema em termos práticos, na realidade em que ele se manifesta. Mas também é muito interessante (não obrigatório, mas faz bem à saúde do seu TCC), principalmente para que o seu orientador leia, ressaltar os impactos do assunto do seu trabalho no meio acadêmico. Como a discussão acerca do seu tema pode produzir reflexos no meio acadêmico, incitar outras pesquisas e por aí vai.

Para o passo 3 do nosso exemplo de justificativa de TCC,  em se tratando do empreendedorismo sustentável, eu poderia escrever algo como:

Como a produção científica tem como objetivo apropriar-se da realidade para melhor analisá-la e, posteriormente, produzir transformações, a discussão sobre os impactos do empreendedorismo sustentável no consumo racional de recursos, além de aspecto prático muito relevante, reveste-se de importância para o meio acadêmico. Nesse contexto, a maior produção de estudos e conteúdos sobre empreendedorismo e sustentabilidade pode ser o início de uma processo de transformação que começa na academia e estende seus reflexos para a realidade social. Para o curso de Administração de Empresas e a área de conhecimento que envolve a gestão de negócios, pesquisas e trabalhos sobre o empreendedorismo sustentável são cada mais mais necessários e pertinentes.

Comentários sobre o passo 3: percebeu como eu relacionei o meio acadêmico às transformações na realidade social (tem orientador que tem orgasmos quando lê algo assim)? Percebeu como eu ressalto o curso e a área de conhecimento do meu trabalho? SE VOCÊ NOTOU TUDO ISSO, NÃO TERÁ DIFICULDADE DE REPRODUZIR A MESMA ESTRUTURA PARA CONTEXTUALIZAR O SEU TEMA E CUMPRIR O PASSO 3 DA SUA JUSTIFICATIVA!

E com esse exemplo de Justificativa de TCC, você viu os 3 passos que vão te garantir uma justificativa pronta e aprovada.

E agora você pode estar se perguntando: “Mas é só isso mesmo?” E a resposta é: Sim.

Em projetos de pesquisa, por exemplo, a justificativa é um título a parte e não precisa ter mais do que uma lauda (página). Em trabalhos finais (artigos científicos, monografias ou relatórios), a justificativa (salvo alguma regra específica da sua instituição de ensino) é uma parte da Introdução do trabalho e pode ter 2 a 3 parágrafos e está excelente!

Você acabou de ver Como Fazer a Justificativa do TCC no estilo TCC Sem Drama, ou seja, mais fácil, rápido e sem enrolação. Agora, se você quer ter acesso ao conteúdo completo do nosso Treinamento Online e quer conhecer o método que já ajudou mais de 8.500 alunos no Brasil e fora do país a terem os seus trabalhos aprovados, veja ESTE VÍDEO AGORA.

Eu não sei por quanto tempo esse vídeo vai estar no ar, então, eu te aconselho a clicar aquiagora, porque, em breve, nossas vagas estarão todas preenchidas e eu vou ter que fechar essa página.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais