Buscar

Alguém sabe me dizer se FIBROSE é a mesma coisa que FIBROGÊNESE?

💡 2 Respostas

User badge image

Patrícia Rocha

Fibrose é a formação ou desenvolvimento de tecido conjuntivo em determinado órgão ou tecido como parte de um processo de cicatrização ou de degenerescência fibroide.[1] Tecnicamente, são circunstâncias teciduais em que há aumento do estroma conjuntivo de um órgão decorrente de cicatrização ou de um processo reacional em que a produção de matriz extracelular não está relacionada com o processo reparativo. Em consequência das modificações na arquitetura do órgão (remodelação) e das alterações na função das células parenquimatosas secundárias à fibrose, podem surgir distúrbios funcionais e doenças próprias.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Descobertas recentes sobre os mecanismos celulares e moleculares da fibrose indicam que ela representa uma resposta ferida crônica ou repetitiva na qual os mecanismos normais de reparo estão engajados, mas se tornam mal-adaptativos.


A fibrose agora é vista como um processo patológico central que perturba a homeostase dos néfrons e microvasculares, que é passível de direcionamento terapêutico.


Já a fibrogênese é um mecanismo de cicatrização e reparo de feridas. No entanto, lesões prolongadas causam desregulação de processos normais e resultam em extensa deposição de proteínas da matriz extracelular (MEC) e fibrose. A revisão atual irá discutir semelhanças e diferenças de fibrogênese em diferentes órgãos e sistemas e focar na origem das células produtoras de colágeno. Embora a contribuição relativa possa variar em diferentes tecidos e diferentes lesões, existem três fontes gerais de células fibrogênicas: fibroblastos endógenos ou células semelhantes a fibroblastos, transição epitelial para mesênquima e recrutamento de fibrócitos da medula óssea.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais