Buscar

Sobre a política trabalhista da Era Vargas

💡 3 Respostas

User badge image

Manueli Amaral

Quando Getúlio Vargas chegou ao poder em 1930 o movimento operário estava em franca ascenção com o aumento do número de sindicatos e de trabalhadores sidicalizados no país. Essa crescente organização operária reivindicava melhores condições de vida e de trabalho e assustava as elites econômicas com suas manifestações, as passeatas, os comícios, as panfletiações, as paralizações... Getúlio tratou de domesticar essa massa trabalhadora reivindicatória, instirucionalizando velhos anseios operários, nesse sentido regulamentou a jornada de trabalho diária, regulamentou o direito a férias anuais remuneradas (15 dias) e deu início a aprovação de uma série de leis trabalhistas, que culminou com a criação do salário mínino. Essas medidas trabalhistas de Getúlio por um lado contemplavam a massa trabalhadora e por outro desmobilizava-a da da sua tradicional forma de luta a greve que passou a ser proibida, o que interessava a Burguesia. Dando continuidade ao seu objetivo de tutelar os trabalhadores, os sindicatos passaram a ser controlados pelo Governo que tinha poderes para abrir ou fechar sindicatos, ou seja, oposição ao governo por parte do sindicato significava seu fechamento, dessa forma Getúlio governou com o "apoio" dos trabalhadores para quem governava.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Direito.
O Direito é um conjunto de normas de conduta social imposto coercitivamente pelo Estado para conferir segurança ao cidadão e às suas relações, assim como ao seu patrimônio, seguindo os critérios da justiça, da moral e da ética. Ou seja, trata-se de um instrumento que conserva e regula as estruturas sociais através de um ordenamento jurídico, de forma que, caso o indivíduo faça algo que vá contra o disposto em lei, este deverá responder ao Estado, único que detém o jus puniendi (direito de punir), e que poderá, compelir o agente a responder civil ou penalmente de acordo com o estipulado em lei, visando evitar conflitos e promover a justiça.
A Era Vargas trata-se do período compreendido entre 1930 e 1945. Nesse período, as principais criações no que diz respeito às leis trabalhistas são a fixação da jornada diária de oito horas, o direito a férias remuneradas com periodicidade anual, o direito ao descanso semanal e o desenvolvimento do salário mínimo e da carteira de trabalho.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais