Buscar

Pergunta

Dada a realidade brasileira, podemos dizer que a frase Malthus quando ele diz que a população cresce em progressão geométrica e produção de alimentos em  progressão aritmética está correto? Justifique.

💡 2 Respostas

User badge image

Bruno Santos

..

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para Malthus, a produção de alimentos crescia de forma aritmética, enquanto o crescimento populacional crescia de forma alarmante. Para ele, o mundo deveria sim ter doenças, guerras, epidemias, ele também propôs uma política de controle de natalidade para que houvesse um equilíbrio entre produção de alimentos e população.  A visão de Malthus sobre a vida social de seu tempo era bem pessimista: para ele, a humanidade sempre iria se defrontar com a escassez de alimentos. É nesse contexto, em 1798, que ele publica um artigo que teria um impacto tremendo no cenário mundial. Em "Um ensaio sobre o princípio da população", ele defendia a tese de que a população cresce em progressão geométrica enquanto a produção de alimentos cresce em progressão aritmética, um descompasso que provoca a fome e estimula a disputa entre os homens. Com base em sua teoria, Malthus concluiu que inevitavelmente a fome seria uma realidade caso não houvesse um controle imediato da natalidade. Hoje, mais de dois séculos depois da teoria proposta por Malthus, a fome no mundo ainda é relacionada ao crescimento populacional. Atualmente, a produção agropecuária mundial é suficiente para alimentar os 6 bilhões de pessoas que habitam o planeta. Apesar disso, existe fome no mundo, e ela castiga uma parcela importante de sua população: segundo a Organização das Nações Unidas, a ONU, 850 milhões de pessoas sofrem de desnutrição crônica. A organização chegou a prever que a produção alimentar tem que aumentar 70% até 2050 para dar conta dos 2,3 bilhões de pessoas a mais que haverá no planeta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais