Buscar

oque é remissão da divida?

💡 2 Respostas

User badge image

Mariane Santos

A remissão da dívida é o perdão concedido pelo credor ao devedor da prestação. A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiros. 

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Remissão de dívida é a liberalidade efetuada pelo credor, consistente em exonerar o devedor do cumprimento da obrigação. É o perdão da dívida. 

Não deve ser confundida com remição, que significa pagamento, quitação, libertação, resgate ou reaquisição; é a possibilidade de resgatar um bem hipotecado, por exemplo. Assim, remição = quitação. Quando se fala em remissão, o verbo utilizado é remitir, ao passo em que o verbo referente à remição é o remir.

O Código Civil dispõe em seu

art.385: "A remissão da dívida, aceita pelo devedor, extingue a obrigação, mas sem prejuízo de terceiro".

Há, contudo, discussão doutrinária sobre sua natureza jurídica. A corrente adotada pelo Código Civil vê a remissão como negócio bilateral, pois nenhum devedor pode ser compelido a aceitar o perdão do credor. Afinal, perdão pode travestir-se em humilhação. O devedor tem o direito de cumprir sua obrigação e quitar o respectivo débito, exonerando-se com o adimplemento.

Em contrapartida, a segunda corrente argumenta que a essência do perdão está na vontade do credor, que independe de aceitação do devedor, bastando a sua não oposição.

Tendo nossa legislação feito a sua escolha, é preciso ainda distinguir a remissão da renúncia ao crédito, esta última é necessariamente unilateral, independe da capacidade para aquiescência do devedor. Tendo o crédito natureza patrimonial, nada impede que o credor dele abdique.

A remissão não admite contrapartida. A chamada remissão "onerosa" a descaracteriza, pois acaba configurando uma transação em que o credor renuncia a um crédito em troca de uma vantagem concedida pelo devedor. Ou seja, conforme o caso, configuraria, aí sim, dação em pagamento, transação, ou mesmo novação, diante da perda do caráter de perdão.

Ressalta-se, por fim, a determinação da lei de que a remissão não prejudique terceiro. Exemplo disso é o que acontece na modalidade de fraude contra credores praticada por meio de remissão ou outros negócios de transmissão gratuita de bens, casos em que o negócio lesivo poderá ser anulado pelos demais credores.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais