Buscar

Qual ou quais a(s) função/funções do AMPc (AMP cíclico)?

O que é e o que faz?

💡 6 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O AMPc (3´5´-adenosina-monofosfato-cíclico) é um nucleotídeo sintetizado no interior das células a partir do ATP, sob a ação de uma enzima ligada à membrana, a adenilato ciclase. A descoberta da sua função como mediador intracelular introduziu o conceito de segundos mensageiros na transdução de sinais. Ele é continuamente produzido e inativado por meio de uma família de enzimas conhecidas como fosfodiesterases. O AMPc também regula muitos aspectos da função celular, como metabolismo energético, divisão e diferenciação celulares, transporte de íons, canais iônicos e proteínas contráteis. Contudo, esses efeitos ocorrem através de um mecanismo comum, ou seja, a ativação de proteínas-quinases pelo AMPc. Caso ocorra a alta produção de AMPc, devido à ativação dos receptores β-adrenérgicos, várias enzimas relacionadas ao metabolismo do glicogênio e da gordura do fígado, adipócitos e células musculares são também afetadas. A consequência seria uma resposta coordenada, em que a energia armazenada na forma de glicogênio e gordura se torna disponível como glicose, o que supre a contração muscular.

6
Dislike0
User badge image

Silvia Nogueira Matos

O AMPc é um nucleotídeo sintetizado no interior das células a partir do ATP, sob ação de uma enzima ligada à membrana, a adenilato ciclase. O AMPc é continuamente produzido e inativado por hidrólise da 5´-AMP, por meio de uma família de enzimas conhecidas como fosfodiesterases.O AMPc regula muitos aspectos da função celular, incluindo enzimas envolvidas no metabolismo energético, divisão e diferenciação celulares, transporte de íons, canais iônicos e proteínas contráteis.


6
Dislike1
User badge image

Giliander Silva

Segundo mensageiro

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes