Buscar

Os terpenos são sintetizados pela via do ácido chiquimico?

💡 2 Respostas

User badge image

Vanessa Silva

sim

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Terpenos são uma classe de hidrocarbonetos que ocorrem amplamente em plantas e animais e empiricamente considerada como construída a partir de isopreno , um hidrocarboneto consistindo de cinco átomos de carbono ligados a oito átomos de hidrogénio (C5H8). O termo é freqüentemente estendido aos terpenóides, que são derivados oxigenados desses hidrocarbonetos.


A formação biológica dos terpenos ocorre pela combinação de duas moléculas de ácido acético para dar ácido mevalônico (C6H12O4 ) e conversão do último para isopentenil pirofosfato, que contém o esqueleto isopreno de cinco carbonos. Outras transformações do composto isopentenil produzem os verdadeiros terpenos e os terpenóides.


Os monoterpenos, os sesquiterpenos e os diterpenos são abundantes nos óleos essenciais das plantas: a terebintina contém vários monoterpenos e os ácidos da colofónia são diterpenos. A vitamina A é outro importante diterpeno. O esqualeno triterpeno, obtido a partir de óleo de fígado de tubarão , pode ser convertido em colesterol e muitos outros esteróides. Os pigmentos carotenóides são os tetraterpenos mais conhecidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais