Buscar

Quais são as habilidades do administrador?

Habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação. E existem três habilidades indispensáveis ao administrador.

💡 2 Respostas

User badge image

Lilian Campos

Habilidade Técnica: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.

Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.

Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de um organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica).

1
Dislike0
User badge image

brunacr7l

Habilidades Técnicas

Consiste no conjunto de conhecimentos técnicos que o administrador dispõe e que o torna especialista em determinada área. Podem ter sido adquiridas por meio de suas experiências práticas, bem como através de formações acadêmicas, treinamentos e cursos específicos com foco em determinado segmento de atuação.

As habilidades técnicas ajudam na realização de todos os tipos de tarefas, das mais operacionais às mais estratégicas. Também possibilitam a realização de atividades que possuem uma rotina bem definida, ou seja, que seguem padrões também técnicos e que precisam seguir certa coerência lógica em sua execução. Exemplos disso são as atividades administrativas relacionadas ao departamento financeiro ou de pessoal.

Habilidades Humanas

Empresas são formadas por pessoas e para pessoas. Assim, por mais industrializadas e tecnológicas que elas sejam, seu capital humano sempre será o seu maior diferencial competitivo. Portanto, a competência no relacionamento interpessoal é uma das habilidades do administrador que mais fazem a diferença em sua gestão empresarial e no alcance efetivo de sucesso em seu trabalho.

Na prática, as habilidades humanas ajudam na liderança dos colaboradores, numa comunicação mais assertiva, no gerenciamento de expectativas, na delegação correta das tarefas, nos processos de negociação e feedbacks, bem como a dirimir os conflitos na equipe, resolver os problemas de forma conjunta e a impulsionar os resultados dos profissionais.

Portanto, um administrador que possui o seu lado relacional bem desenvolvido tem muito mais chances de obter sucesso em suas ações na empresa, pois consegue ter uma visão global do papel e importância de cada profissional na construção dos resultados e de fazer com que deem o seu melhor. Na prática, isso significa que tem a capacidade de se relacionar positivamente com as pessoas ao seu redor e de inspirá-las a crescer, se desenvolver e ir além.

Além disso, o administrador com boas habilidades humanas sabe como conversar, cobrar, delegar tarefas, desenvolver o potencial dos funcionários, estimular seu bom desempenho e cativar sua motivação, dedicação e engajamento. Também tem inteligência emocional para lidar com os diferentes tipos de personalidades que transitam ao seu redor, bem como para manter-se firme, otimista e resiliente nos momentos de dificuldade.

Além disso, possui a sabedoria de ouvir na essência os seus profissionais e de buscar, na medida do possível, entender e atender os seus anseios de carreira. Com esta postura, consegue conquistar o respeito e a empatia das pessoas e inspirar seu desenvolvimento técnico, emocional e comportamental. Consequentemente, consegue também estimular a que sua equipe colabore de forma espontânea e contínua para o alcance efetivo de resultados extraordinários.

Habilidades Conceituais

Como são complementares, as habilidades conceituais não poderiam ficar de fora desta tríade de competências que todo administrador precisa ter para construir uma carreira bem-sucedida. Para isso, é preciso ter uma visão sistêmica e saber enxergar com inteligência e assertividade as informações que estão contidas no todo.

Na prática, estas habilidades conceituais dizem respeito à capacidade do administrador de analisar as situações, diagnosticar o momento da empresa e do mercado, identificar oportunidades e ameaças e, especialmente, de tomar as melhores decisões para a organização. Neste sentido, os líderes são aqueles que devem dispor destes conceitos, de modo a ter uma visão estratégica mais apurada, pois é esta habilidade que fará toda diferença na gestão da empresa e no alcance de suas metas e objetivos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais