Buscar

boa noite, alguém tem o tema introdução a pesquisa: estrutura, conceito e elaboração pra me passar por favor

💡 1 Resposta

User badge image

Andressa Balarini

INTRODUÇÃO A PESQUISA: CONCEITO

ESTRUTURA E ELABORAÇÃO

 

Aluno_________________

Prof:__________________

Centro Universitário  Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em  Logística ( turma)

23/11/2017

 

 

RESUMO

 

Este  trabalho analisa a historia do fazer cientifico do autocontrole com a razão, analisa também o conceito de metodologia da pesquisa enquanto dispositivo de trabalho do pesquisador na busca de resposta,sua relevância e os caminhos a serem percorridos. A pesquisa cientifica deve ser fundamentada teoricamente por opiniões e autores conceituados empregando técnicas que acompanham conclusões lógicas e coesas.

 

 

Palavras-chave: Pesquisa. Ciência. Metodo.

 

 

1 INTRODUÇÃO

           

Tendo em vista os objetivos do presente trabalho, optou-se pela realização de uma pesquisa  bibliográfica.  Na pesquisa  bibliográfica, foram utilizados livros e demais publicações cientificas disponibilizadas na internet sobre a temática elencada,visando a construção dos subsídios teóricos do presente estudo.Dentre eles, destacam-se (Gil 2006,p.17); (CERVO:BERVIAN,2007); (COLLIS;HUSSEY,2005), entre outros.

Após esta seção introdutória,este estudo apresenta-se estruturado com outras seis seções, que, inserem os principais  enfoques do mesmo: na seção 2, apresenta-se um breve resgate histórico acerca da origem da pesquisa; na seção 3, aponta-se algumas visões sobre os tipos de pesquisa,  na seção 4 fala-se sobre um pouco sobre os objetivos da pesquisa, na seção 5expora-se um pouco os tipos de pesquisa e na seção 6 tenta entender um pouco da importância da metodologia para o ensino acadêmico.

 

Desde a pré-história o homem procura  respostas  e  esclarecimentos  para  os acontecimentos  que  acontecem  a  sua  volta,  seja   nas   relações  estabelecidas  entre   seus   semelhantes,   seja  nas   relações   com  a  natureza  e os animais.  A solução dos problemas cotidianos, muitas  vezes, era encontrada   no   místico,  no  sobrenatural. As  crenças  justificavam  o  inexplicável,  sendo  este  o  oposto  da  razão  mas    que,  de  alguma  forma, o consolava em seus temores.Portanto pesquisas é um ato humano. A pesquisa cientifica existe como resultado dessa permanente busca. Assim, tanto a busca da felicidade quanto a capacidade de superar e pesquisar são condições inerentes ao homem. Quando  essas  crenças  não  o  realizava   mais, o  homem  passa  a  questionar buscando  as  explicações  em  outros  modelos, excluindo  as  orientações  e  as  crenças   religiosas  obtendo  respostas  que  se  aproxima   mais  da  realidade  das  pessoas,  sendo   por  isso  mais  aceita. Pode  se  falar  que  esse  novo  jeito  de  entender  o  mundo  criou  outras possibilidades   de  explicar  os  fenômenos  através  da  razão. É  princípio  do  pensamento  científico,  ou  melhor,  das  primeiras  tentativas  de  se  fazer  ciência.

 

E  como encontrar  os  caminhos  da  razão  deixando  de  lado  o   senso  comum.  Entende- se  o  senso  comum  como  o   resultado  da   convivência  entre   os  indivíduos,  extraindo  daí  o  conhecimento  humano. É  no  convívio  social  que  encontramos  as  emoções,  desejos  e  as  múltiplas  facetas  do  ser  humano. Eis que a inda  não se  faz ciência, pois  não  há  método quando  a base é o senso  comum. Neste  sentido,  para  se  atingir  o  conhecimento  científico  é  necessário  a  utilização  do método científico  e para   garantir que este  método seja o  mais  adequado a pesquisa é  o papel da  metodologia  científica.

 

O   método  é  o  objeto  de   estudo   deste   trabalho, é investigar   seu  conceito  e  estrutura    e,  sua  importância   no processo de  conhecimento  acadêmico. Pretende, ainda investigar  os tipos de  pesquisa  que envolvem  o  fazer científico.

 

2 APRESENTAR O QUE É METODOLOGIA ACADÊMICA.

2.1  À NATUREZA DA PESQUISA

Metodologia  é  uma    via para  realização de algo  é a disciplina que estuda os métodos,  metodologia é também considerada uma forma de direcionar a pesquisa ou um grupo de regras para ensino de ciência e arte. Podemos dizer que metodologia é a explicação detalhada e exata de toda ação desenvolvida  do trabalho de pesquisa.

Uma  pesquisa  só  existe  através  de uma sondagem  de  dúvidas  referentes  a  algum  tema,  e  as  suas  respostas  buscam  meios  que  levam  o  pesquisador  a  algum  lugar  com  o  seu  trabalho  científico. 

Todas as  grandes  invenções  e acontecimentos do  homem  foram concluídos  sempre pelo pressuposto  de uma pergunta, de  uma dúvida  inerente que  gerou análises para se chegar a  uma solução.

Pesquisa  é  o   conjunto  de  atividades  que  têm  por  finalidade  a  descoberta  de  novos  conhecimentos  no  do mínio  científico,  literário,  artístico  e  etc.  É  a apuração  ou  indagação  detalhada  na busca de  informações que  não se  tem conhecimento ou se  tem conhecimento  limitado.

 

2.2  Básica: objetiva gerar conhecimentos novos, úteis para o avanço da ciência, sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais (GIL,1999).Assim o pesquisador busca satisfazer uma necessidade intelectual pelo conhecimento, e sua meta é o saber (CERVO:BERVIAN,2007)

2.2.1 Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas  específicos. Envolve verdades e interesses locais (GIL,1999). Este tipo de pesquisa visa a aplicação de suas descobertas a um problema. (COLLIS;HUSSEY,2005)

 

3 TIPOS DE PESQUISA QUANTO Á ABORDAGEM DO PROBLEMA.

 

3.1 PESQUISA QUALITATIVA é um método de investigação científica que  foca no caráter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais, por exemplo. trabalha  com  o  universo de significados,motivos, aspirações, crenças, valores   e  atitudes.

 

3.2 PESQUISA QUANTITATIVA é uma classificação do método científico que utiliza diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo. Ela é realizada para compreender e enfatizar o raciocínio lógico e todas as informações que se possam mensurar sobre as experiências humanas

 

4 TIPOS DE PESQUISA QUANTO À REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS.

 

4.1 PESQUISA DESCRITIVA é uma metodologia indicada para orientar a forma de coleta de dados quando se pretende descrever determinados acontecimentos (GIL,1996;DENCKER,2000,p.125). È direcionada a pesquisadores que tem conhecimento aprofundado a respeito dos fenômenos e problemas estudados.

 

4.2 PESQUISA EXPLORATÓRIA esse tipo de pesquisa é voltado a pesquisadores que possuem pouco conhecimento sobre o assunto pesquisado, pois geralmente, há pouco ou nenhum estudo publicado sobre o tema (COLLIS;HUSSEY,2005)

 

5 TIPOS DE PESQUISAS QUANTO AOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS.

5.1 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA utiliza material já publicado, constituído basicamente de livros, artigos de periódicos e,atualmente,de informações disponibilizadas na internet.

 

5.2 PESQUISA DOCUMENTAL quando elaborada a partir de matérias que não receberam tratamento analítico, documentos de primeira mão, como documentos oficiais, reportagens de jornal,cartas,contratos,diários, filmes,fotografias,gravações etc.

 

5.3 PESQUISA DE LEVANTAMENTO envolve a interrogação direta de pessoas cujo comportamento se deseja conhecer acerca do problema estudado para, em seguida, mediante analise quantitativa chegar as conclusões correspondentes aos dados coletados.

 

5.4 PESQUISA de Estudo de caso: envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira a se obter o seu amparo e detalhado conhecimento.

 

5.5 PESQUISA PARTICIPANTE é realizada por meio de integração do investigador que assume uma função no grupo a ser pesquisado,mas sem seguir uma proposta predefinida de ação.

 

5.6 PESQUISA DE AÇÃO é o estudo de uma situação social com o intuito de melhorar a qualidade da ação dentro da mesma.

 

5.7 PESQUISA EXPERIMENTAL é quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-los, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto (GIL,1999).                                  

 

5.8 PESQUISA EX-POST-FACTO é quando o “experimento” se realiza depois dos fatos. O pesquisador não tem controle sobre  as variáveis.   (GIL,1999).              

 

6 ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA PARA O ENSINO ACADÊMICO.

 

            Para o ensino acadêmico a metodologia se torna cada vez mais presente e necessária na vida de seus alunos como ferramenta importantíssima na iniciação cientifica e no desenvolvimento de  produções acadêmicas por universitários. Deste modo torna-se instrumento fundamental na busca do conhecimento, almejando a forma correta de se comunicar. De ser inteligível e demonstrar um pensamento estruturado e convincente, através de suas regras que estimulam e facilitam a prática  da leitura, da análise e da interpretação de texto e, conseqüentemente a formação de juízo de valor. Crítica ou apreciação com argumentação coerente. Com isso a formação de profissionais capacitados a produzir trabalhos embasados em pesquisa cientifica, ressaltando sempre alguns princípios em relação a sua formação profissional como:

  • Reconhecer a importância da metodologia no processo de ensino e aprendizagem, como um assunto teórico envolvendo a pesquisa, extensão e a pratica;
  • Expressar-se em suas relações interpessoais, nos documentos técnicos e específicos;
  • Interagir em diferentes contextos sociais e organizacionais;
  • Adaptar-se e ser flexível na resolução de problemas;
  • Articulando o conhecimento acadêmico sistematizado com a ação profissional;
  • Interpretar, analisar e relacionar conceitos;
  • Avaliar,ler e afirmar posições no contexto;

 

Com isso, sua relevância fará com que desenvolvam hábitos que levarão para toda sua vida como o gosto pela leitura e o espírito critico maduro e responsável, tornando cidadãos livres capazes de administrar suas emoções, de zelar pelo bom senso e enfrentar seus desafios na conquista de suas metas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RERÊNCIAS:

 

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia cientifica. Ed.São Paulo, editora Atlas 2017.

 

TAFNER, Elizabete Penzlien; SILVA,Everaldo da. Metodologia do trabalho acadêmico. Indaial: Ed. Grupo Uniasselvi,2008.

 

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/metodologia-cientifica-tipos-de-pesquisa/50264

 

 

 

 

 

 

6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais