Buscar

Comente como ocorre o processo de Transcrição.

💡 2 Respostas

User badge image

Lu Fujino

A expressão da informação genética é um processo com dois estágios. No primeiro estágio, chamado transcrição, uma das fitas do DNA serve de molde para a síntese de uma fita complementar de ácido ribonucleico (RNA; Seção 31.2). Esse ácido nucleico, que em geral possui uma única fita, di- fere quimicamente do DNA (Fig. 1.16) por ter a ribose como o resíduo de açúcar no lugar da desoxirribose do DNA, e a base uracila (U) substituindo a timina.

No segundo estágio da expressão gênica, conhecido como tradução, os ribossomos catalisam a ligação dos ami- noácidos para formar as proteínas (Seção 32.3). A ordem de ligação dos aminoácidos é determinada pela sequência de bases do RNA. Consequentemente, uma vez que as proteí- nas são automontadas, a informação genética codificada pelo DNA especifica a estrutura e a função das proteínas, por intermédio do RNA. Sistemas regulatórios complexos, cuja atuação é ainda pouco esclarecida, controlam exatamente a expressão dos genes em uma dada célula sob determinadas circunstâncias.
 

Fonte: VOET, Donald, VOET, Judith G. Bioquímica, 4th edição. ArtMed, 04/2013. pág 44

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na transcrição, uma porção do molde de DNA de fita dupla dá origem a um RNA de fita simplesmolécula . Em alguns casos, a própria molécula de RNA é um "produto acabado" que serve a algumas funções importantes dentro da célula. Muitas vezes, no entanto, a transcrição de uma molécula de RNA é seguida por uma etapa de tradução, que finalmente resulta na produção de uma molécula de proteína.


O processo de transcrição começa quando uma enzima chamada RNA polimerase (RNA pol) se liga à cadeia de DNA molde e começa a catalisar a produção de RNA complementar . Polimerases são grandes enzimas compostas por aproximadamente uma dúzia de subunidades e, quando ativadas no DNA, também são complexadas com outros fatores. Em muitos casos, esses fatores sinalizam qual gene deve ser transcrito.


Três tipos diferentes de RNA polimerase existem nas células eucarióticas , enquanto as bactérias têm apenas uma. Em eucariotos, o RNA pol I transcreve os genes que codificam a maioria dos RNAs ribossomais (rRNAs), e o RNA pol III transcreve os genes para um pequeno rRNA, além dos RNAs de transferência que desempenham um papel fundamental no processo de tradução, bem como outros pequenas moléculas reguladoras de RNA. Assim, é o RNA pol II que transcreve os RNA mensageiros, que servem como moldes para a produção de moléculas de proteína.


 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais