Buscar

o que é uma histona

💡 2 Respostas

User badge image

Fabiana Moura

Principais proteínas presentes no nucleossomo. Possui um importante papel na regulação dos genes, sendo encontradas no núcleo de células eucarióticas.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Na biologia, histonas são as principais proteínas presentes no nucleossomo. Possui um importante papel na regulação dos genes, sendo encontradas no núcleo de células eucarióticas.

O conhecimento da existência das histonas ocorreu em 1884, por Albrechet Kossel. A palavra histona deriva da palavra de origem alemã “Histon”, de origem duvidosa: talvez do grego histanai ou de histos.  Até a década de 1990, acreditava-se que as histonas desempenham apenas o papel de matriz para o enrolamento do DNA, sendo posteriormente elucidado o papel regulador dessas proteínas.

São conhecidas 6 classes de histonas:

  • H1: também conhecida como H5. A estrutura básica da cromatina é formada por 200 pares de bases de DNA ligados a um octâmero de histonas, duas moléculas de cada histona e uma molécula de histona H1.
  • H2A e H2B: estas apresentam peso molecular consideravelmente inferior ao da H1. Ambas são ricas em lisina.
  • H3 e H4: estas histonas são ricas em arginina.
  • Histonas dos Archaea: duas histonas de cada classe (H2A, H2B, H3 e H4) unem-se para dar origem a um nucleossoma, em associação com o DNA. A histona H1 é imprescindível para que os complexos histona-DNA originem uma fibra de 30 nm de espessura, enrolando deste modo o DNA de uma forma ainda mais eficaz.

Estas proteínas desempenham um papel similar ao da matriz na qual o DNA encontra-se enrolado. Ao compactarem o DNA, possibilitam o encaixe nuclear dos genomas eucarióticos de amplas dimensões. Modificações pós-translacionais podem ocorrer, o que leva ao desempenho de um importante papel na regulação genética, de maneira epigenética.

Fonte: https://www.infoescola.com/genetica/histonas/. Acesso em 04 de julho de 2018.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais