Buscar

Fundamentos de Gestão

Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão

Claudete é sócia de uma empresa de consultoria em planejamento estratégico e marketing. A intensa competitividade dos mercados esta fazendo com que as organizações aprimorem os seus modelos de gestão, suas habilidades e competências para então se adaptarem ao novo cenário. A demanda por serviços da consultoria de Claudete aumentou, em função disso, Claudete está pensando em como adotar uma atitude estratégica para fazer frente a essas demandas.
Com base no caso exposto, avalie as afirmações a seguir que versam sobre atitude estratégica:
I. A atitude estratégica de Claudete consiste em desenvolver uma mentalidade mais criativa e imaginativa em suas práticas de gestão.
II. Claudete precisa olhar o presente por intermédio do futuro, ou seja, se antecipar a possíveis mudanças impactantes no futuro.
III. A dinâmica ambiental impede que as empresas se antecipem ao futuro ou a qualquer outra tendência ou moda, isso é só especulação.
IV. Claudete deverá orientar as empresas com vistas a se projetarem ao futuro, antecipando tendências e como gerenciar o mercado.

 

É correto o que se apresenta em

A
I e II apenas
B
I e III apenas
C
III e IV apenas
D
I, II e IV apenas
E
II, III e IV apenas

💡 3 Respostas

User badge image

Ladimir Nunes

Alternativa D - I, II e IV apenas

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esse exercício, vamos analisar cada uma das afirmações fornecidas pelo enunciado e, então, escolher a alternativa correta.
Afirmação I: correta. Como sua demanda aumentou por conta da intensa competição entre as empresas no mercado, sua atitude estratégica deve ser criativa e imaginativa para que se adapte a realidade de cada empresa e não apenas uma gestão igual para todas em um mercado que demanda mudanças.

Afirmação II: correta. Olhar o futuro é prever mudanças e antecipar mudanças para que a gestão seja a mais eficiente possível.

Afirmação III: incorreta. A empresa precisa se antecipar ao futuro independentemente das mudanças no ambiente ao seu redor. Esperar que o ambiente mude para que a organização mude é arriscado, pois quando ela pensar em mudar, outras empresas já estarão na sua frente em questão de inovação.

Afirmação IV: correta. Como já explicado no item anterior, é necessário que as empresas se antecipem ao futuro, para que crie inovações e não fique para trás no mercado.


Assim, a alternativa correta é a alternativa D.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais