Buscar

Qual relação da gastrite, infecção por H. Pylori e câncer?

💡 2 Respostas

User badge image

Yasmin Lima

H. Pylori é adquirido pelo consumo de alimentos não higienizados, por água contaminada. Essa bactéria se instala na parede do estômago e começa a corroer a mucosa, quando o ambiente não ta mais favorável, ela migra para outra parte do estômago, caso não seja tratado, o pct pode evoluir com uma úlcera, por ex.  

A gastrite aguda pode ser ocasionada por um agente agressor (aliemento, estresse, bactéria, medicamento), logo, está realacionada com a H. Pylori, pois quando o pct vai ao médico com queixas de gastrite, o médico tbm pede biópsia para ver se o pct tem a bactéria.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Gastrite por Helicobacter pylori é um tipo de gastrite causada pela bactéria Helicobacter pylori, responsável pela ocorrência da maioria das úlceras e da gastrite crônica – quando ocorre a inflamação do estômago.

A infecção pela bactéria Helicobacter pylori é muito comum durante a infância, e a maioria das pessoas estão infectadas nem desconfiam, pois geralmente são assintomáticas.


A gastrite por Helicobacter pylori acontece quando a bactéria invade o organismo, provoca uma ativação do sistema imunológico com a infiltração do estômago por células inflamatórias, responsáveis pela gastrite, e enfraquece o revestimento que protege o estômago, permitindo que os sucos digestivos produzidos dentro dele corroam as paredes e deem origem a erosões (feridas) e úlceras.


O desenvolvimento de câncer gástrico, raramente, ocorre abaixo dos 40 anos; crianças não desenvolvem câncer gástrico, mas a aquisição da H. pylori na infância pode levar a um aumento da prevalência da atrofia gástrica, que aumentaria o risco de desenvolver, posteriormente, adenocarcinoma gástrico.

Um estômago normal não contém folículos linfóides, no entanto, em pacientes com gastrite crônica ativa associada com H. pylori, encontra-se intenso infiltrado linfóide levando a hipótese de que a indução da gastrite por H. pylori poderia ser o precursor do linfoma ao longo do tempo de infecção

fonte:https://www.drumuarama.com.br/materia/218/gastrite-e-bacteria-h-pylori

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais