Buscar

quais são os escopos da jurisdição?

💡 2 Respostas

User badge image

Jeferson Aguiar

Pode se definir jurisdição como “função do Estado que tem por escopo a atuação da vontade concreta da lei por meio da substituição, pela atividade de órgãos públicos, da atividade de particulares ou de outros órgãos públicos.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O escopo da jurisdição é a pacificação social dos conflitos, bem como a aplicação concreta da lei que é, por definição, abstrata, substituindo a vontade das partes, quando provocado, para prolatar entendimento que tende a se tornar definitivo.

Existem quatro escopos da jurisdição: sociais, políticos, jurídicos e educacionais.

Quanto ao primeiro (social), consiste na pacificação de conflitos existentes entre os integrantes da sociedade e a educação destes para que saibam de seus direitos, faculdades, deveres e obrigações existentes.

Em relação ao segundo (político), tem a demonstração da soberania estatal, a supremacia que o interesse público deve ter sobre o privado e o poder estatal que existe para tutela de direitos e imposição de obrigações.

O escopo jurídico da jurisdição traz a instrumentalidade do processo, que não pode ser um fim em si mesmo, mas um meio de obtenção da tutela jurisdicional do direito titularizado pela parte. Assim, o escopo jurídico da jurisdição é a solução dada pelo Estado-juiz no caso concreto, substituindo a vontade das partes e impondo solução definitiva ao caso.

Por fim, escopo educacional é aquele que pretende transmitir para a sociedade os efeitos que são causados pela atuação da jurisdição no caso concreto em caso de transgressão da norma, servindo de caráter preventivo, mas também a forma pela qual poderá a sociedade ter seus direitos tutelados, ensinando-a.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais