Buscar

O que é o câncer e o que desencadeia seu desenvolvimento na célula?

💡 3 Respostas

User badge image

Bruno Mayer

Cancer é a divisão acelerada e descontrolada de céluas que se recusam a morrer pois passam a produzir telomerases (enzimas que regeneram os telomeros das células (telomero é a parte final do DNA (como o plastico do cadarço do tênis que evita que ele desfie) que preserva a replicação do mesmo)). essas céluas também começas a produzir vasos sanguíneos que vão ajudar na sua nutrição.

Tumor pode ser benigno ou maligno:

A diferença é que o maligno tem a capacidade de metastase (invadir outros tecidos e se espalha pela corrente sanguínea para demais locais do corpo) um tumor benigno pode se tornar maligno posteriormente.

 

Não sabemos de fato o que desencadeia essa divisão desordenada das células, pois já teriamos curado o cancer ( kkk mals), mas sabemos que radiação, e compostos que causam dano no DNA celular por exemplo são fatores estimulantes, (cigarro.... etc)

 

Espero ter ajudado.

 

é tois.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Câncer é uma doença onde há o crescimento desordenado  de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Ele origem nas alterações da estrutura do DNA das células, as chamadas mutações.


Raramente são herdados dos pais sendo a maioria dos casos de câncer surge no decorrer da vida. Qualquer uma das nossas cerca de 100 trilhões de células do corpo pode de repente se degenerar. Ou seja, uma célula saudável e funcional pode ser transformar em uma célula cancerosa.


Alguns fatores e substâncias podem desencadear a mutação que leva ao câncer: Radiação ultravioleta, raios X, substâncias cancerígenas. Entre os agentes cancerígenos está, por exemplo, o benzopireno, um hidrocarboneto que surge em uma combustão e é absorvido em grandes quantidades particularmente por fumantes.


Além disso, com a idade avançada, o corpo trabalha de forma menos confiável e facilmente podem vir a ocorrer erros durante o processo de divisão celular.


Portanto, câncer é uma doença onde há o crescimento desordenado  de células que invadem os tecidos e órgãos e seu desenvolvimento é desencadeado por Radiação ultravioleta, substâncias cancerígenas e idade avançada.

 

fonte:https://www.cartacapital.com.br/saude/entenda-como-o-cancer-se-desenvolve-7271.html

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais